sábado, 22 de junho de 2013

O QUE FAZ CORRER O PR?! E OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS?!

 

Aqui há atrasado, o PR submeteu ao Tribunal Constitucional (TC), o OE2013, para apreciação sucessiva da constitucionalidade de um conjunto de artigos nele contidos e de grande controvérsia. Nomeadamente por desprezo dos direitos dos “cidadões” aposentados.

Como veio a ser conhecido, o TC “reprovou” os artigos em questão (…nem todos!) obrigando à “revisão” das medidas necessárias e à contemplação dos compromissos do Estado, mas que não espezinhassem os direitos constitucionais dos Cidadãos.

Vem agora o PR, mui pressurosamente (não deve haver memória de tanta eficiência no desempenho do acto de promulgação…razões que desconhecemos!) promulgar a Lei n.º 39/2013, de 21 de junho (segundo a comunicação social: recebida, na véspera, a versão da AR) na qual se contém símile de respigo do OE2013 em forma de Lei autónoma sobre a matéria controvertida no OE2013! – Nem se aguarda pelo OE2013 “rectificativo”; vai-se, mui asinha, proclamar idêntica “ofensa” aos princípios reprovados, disfarçando-se em “regulação” aquilo que é de fundamento! Tratamento desigual dos CIDADÃOS (de acordo com o VAO – velho acordo ortográfico) discriminando, de forma ofensiva de tudo o que é Direito, os sujeitos a “atingir”; quando, agora, nem a “desculpa” de falta de meios em Tesouraria pode ser invocada (ou o PM é Pinóquio) pois o próprio PM afirmou publicamente não haver tal escassez de mealha! O que leva a crer tratar-se mais de revanche, soberba, sobranceria, desobediência qualificada ao aresto do TC!

 
Não preocupa o PR conhecer todas as implicações constitucionais, a fundo, de tal escrevinhação? Desta feita, qual a pressa? Apenas para não se aplicar a Lei anterior – dada a “crise” do OE2013 e o atraso do “rectificativo”?! Mas aplica-se qualquer “coisinha” desde já?! A única conjectura que os “cidadões” (Novo Acordo Ortográfico em vigor?!) podem fazer é que haja “gato escondido com rabo de fora”…ou seja, alguém anda a mentir para dentro e para fora!

 
Afinal, a única “razão” admitida pelo TC para “deixar passar” inconstitucionalidades implícitas no OE2013…era a situação financeira excepcional de Tesouraria que o Estado enfrentava! Argumento que, face à declaração pública do PM, inexiste (os Meritíssimos gostam mais de dizer assim!) agora! O Estado até já tem em Tesouraria o suficiente para este ano e mais qualquer coisita! (As tais “idas ao mercado”, à venda da dívida pública…Traduzido por miúdos: endividar-se mais, e mais, e mais…agora que o jurozito está baixo – aliás, o PM está convencido, de acordo com declarações suas dele, que o problema não é a dívida mas os juros, e então aproveita-se. O “outro” “levou nas orelhas” porque afirmou que a dívida não era para pagar mas para gerir…e “apagou-se”! Estes fazem o mesmo, acrescendo a dívida para níveis incomportáveis…mas são doutorados no assunto e o outro era apenas “engenhêro” pela UI (logo o raio do nome que arranjaram para o estanco de ensino superior! Não lembraria a ninguém dizer: “- Licenciei-me pela…UI!”) e estes estão “iluminados” pelo Espírito Santo! (São mais religiosos no tratamento dos assuntos financeiros do Estado e não vão aos “mercados” sem uma oraçãozinha e uma contrição: “- Perdoa-nos porque sabemos o que fazemos!”)

 

Este País está uma anedota completa…com o elenco formado e tudo! E depois é o Miguelito que “leva por tabela”!

 
Mas na esteira do título: o que faz correr o PR?! Dizem agora os “modernaços”: “seria a resposta de um milhão de dollars”! (Antigamente…era a vexata quaestio!)

 (Cá para mim, quem “anda feito num oito" devem ser os serviços de informática - mesmo com inteligência artificial que seja: hoje é isto, amanhã é aquilo, depois há-de ser outra coisa…e os “cidadões” a ver o pagode…e a lixarem-se! No fim do ano vou pedir uma declaração aos “serviços processadores” de justificação de todo o ganho com pormenores sobre 13º e 14º mês, incidência – qual e porquê – de IRS, fundamentos legais de todas as vírgulas dos recibos, etc., etc. E aconselho os meus “concidadões” a fazer o mesmo! Vivamente! Quero saber onde fui “roubado”, que juros me são devidos, etc., etc., etc.)

 
Muito apreciaria “ser mosca” no Pátio dos Bichos para conhecer a razão de tanta aceleração! Será que o olheirento “está de saída”? É uma pergunta de meteorologia que andas nas nuvens! Deixa esta “lei” como testamento da sua eficiência “científica”! (“Eu não fui eleito, coisíssima nenhuma!” – que ofensa democrática à sumidade! Ele até tem o Borges como conselheiro – o tal que também não foi eleito – coisíssima nenhuma por inerência – mas que manda no assunto! Normal funcionamento das instituições)

Mas, mais importante, seria que houvesse meia-dúzia (25?) Deputados que se preocupasse com o assunto...e enviasse o controverso diploma para apreciação sucessiva de constitucionalidade pelo Tribunal Constitucional...ou as férias à porta interrompem a normal "preocupação" do órgão legislativo por estas coisinhas decorrentes de um Português antigo plasmado na Constituição da República? Creio que não! Pelo que deve ter-se em conta toda a "carreira" das medidas inconstitucionais deste governo(?) e seu respaldo em Belém! É que não foi declarado o estado de sítio nem de emergência nem consequente suspensão da Constituição da República...ou ando demasiado distraído e desde a chegada da troica isso é equivalente?!

Andamos em disputas constitucionais permanentes...com este "normal funcionamento das instituições" e seus ocupantes! (Eu disse OCUPANTES?)

BASTA, Senhores! BASTA!
 
Dirão todos os Aposentados e Pensionistas deste País! Já chega de cavilação!

Nós corremos pelo Futuro - nosso, de Filhos e de Netos!

Aqueles têm andado a "correr" para ver se as perdas bancárias e a sua má gestão se podem, em tempo, traduzir em rédito! (Reconhecidos os erros do recipe, insistem na medicação e "estão-se nas tintas" para qualquer prescrição honrosa de cura! A vilania chegou e instalou-se, fez discípulos que se envergonham de reconhecer a sistemática trajectória errada! Obcecados! E nós, os VELHOS, que paguemos a factura da sua arrogância e do ROUBO institucionalizado pelos "mercados financeiros" - isto, para não "designar" pessoas concretas, é a nova designação das instituições que fazem criminosos swappings, que não vão a Tribunal por isso, e ainda conseguem uns "trocos" de milhares de milhões de compensação pela anuência à não litigância em sede de Justiça! Roubam e ainda lucram! E, "do lado de cá", a obediência...obedece, baixa a cerviz, desiste de litigar, e entrega-lhes umas consultorias de mão beijada ... e mais uns trocos para silêncio! (Falta saber: e por debaixo da mesa quanto escorre?! É que, pelos vistos,  e alegadamente, já vale tudo!)



Declaração: o autor escreve em Português! As excepções são treslados de proeminentes oratórias.

 

 

 

quarta-feira, 5 de junho de 2013


Primeiro-ministro afasta Gaspar!!!!!!

 

…depois vêm estes “sarilhos” inesperados de ter de decidir quem vai para CEO (coisa importante, assim ao pé de um deus desconhecido!) da CGD!

Isto só entrava o processo…e o “afastado da realidade” decide-se por metade! Só dois em vez dos quatro! E com a asneira do bilhim que, lá porque um vem do BdP, parece afinal que nunca foi banqueiro (a gente até conhece mais…mas cala-te boca, que já chega de palhaçada no burgo) e não preenche o exigente “requisito” de estar feito aos “mercados”! O outro já lá está…basta subir as escadas e sentar-se! Mas…e o resto?!

O Gaspar – Sua Exª o MF, para evitar os penalistas mais arreganhados – não “dá conta do recado”!

Mas já deu cacha “Banco  Primeiro-ministro afasta Gaspar... do dossier da CGD”     [in http://www.noticiasaominuto.com/economia/79586/primeiro-ministro-afasta-gaspar%E2%80%A6-no-dossier-da-cgd ]

 … ingènuamente – já não tenho idade para emenda! - dei um pulo da cadeira quando li a parte inicial do título! Afinal…pffff….

Aqui para nós, o Professor Doutor António Nogueira Leite parece que tinha razão nos seus trinta anos de conhecimento de Sua Exª o coiso:

“…-Ele [Sua Exª o MF] anda afastado da realidade…”- Ele [Sua Exª o MF] sabe como o sistema deve funcionar, mas não sabe, em concreto, que alavancas deve mexer…”.

Ah! É um problema de alavancas! Bem diziam que andava tudo alavancado, razão da erosão geral com a ruptura dos esteios! Dantes, “punha-se nome aos bois” e não havia confusões de ciências!

(Cheguei a ver o “Deserto Vermelho”- do Michelangelo Antonioni - algumas dez vezes…e descobri sempre uma nova forma de o “ler”. Mal acomparado, de cada vez que leio esta descrição do Senhor Professor Doutor António Nogueira Leite descubro sempre novidades: lá estão as alavancas, a realidade, o afastamento, a “sabedoria” do incompetente: sabe…mas, em concreto, perde-se! Ou seja: “marrou”, não estudou! E é nesta sumidade que o PM depositou as suas complacências! E o País que os ature, as ambos os dois!)
(que me perdoe, lá onde descansa, o Antonioni, invocá-lo neste contexto de pouca cultura...embora CULTURGEST)

Salta-me à vista a expressão “em concreto”! É uma novidade. De facto, o excelzito é mais simples que a realidade: as pessoas não cabem nas células da folhita de cálculo! Pois em concreto temos um Povo entregue a esta pandilha!

Se, para escolher um CEO (Ah!Ah!Ah!) e os seus arcanjos, a trapalhada é esta…o que dizer de um Documento de Estratégia Orçamental ou, quiçá mesmo, do Orçamento do Estado! É uma questão de desenho – que é o que “está a dar”! – para o que se não criou habilidade!

(Aliás, esta do desenho, como má tradução de design, já muito significa da perda de contacto com a realidade! Parece aquele anúncio do premium sistemàticamente e insistentemente lido como prímium!!! Ou os media como mídia… ou aquela do “Bom português”: “Como se escreve X-acto? Com c ou sem c” [ainda não disseram aos programadores da rubrica que X-Acto é “…a brand name for a variety of cutting tools”, ou seja, uma designação genérica de um conjunto de ferramentas de corte, que não é uma palavra portuguesa, que…nada tem a ver com o dito “acordo ortográfico” - e que mais valia acabar com esta merda de rubrica que só serve para a estupidez dos autores vir ao de cima e levar, por arrastão, os cidadãos alvares que  se dignam dar um pouco de atenção à câmara…para aparecer na TV e demonstrar alarvidade natural!!]).

Mas dizia que Sua Exª O MF não deu conta do recado…embora tenha entregue a “Carta de Missão” aos presentes…ou seja: diz o que fazer a quem nada pode! (Ou estão lá apenas para os “recados” do governo(?) ?). Enquanto não estiver, em concreto, definida a estrutura de governança da CGD, é nula qualquer decisão por falta de órgão estatutariamente definido para a aprovação dos actos! (A da governança também tem que se lhe diga! A mim soa-me mal, soa-me a trafulhice, a engodo eufrásico para espantar o Zé! “- Governança deve ser coisa de ciência! – é o Zé a pensar! Ainda me f… com esta governança e não vou dar por nada, querem ver?!).

Voltando ao assunto: ainda vamos ver o Eng. Ângelo Correia como CEO da CGD…pois preenche os requisitos do bilhim, é de confiança, tem traquejo internacional (especialmente em árabes), experiência governativa, pertence – ou anda próximo do “aparelho” – dá-se com muita gente de diversa índole, tem uma experiência empresarial invejável, conhece o tecido económico a fundo, é capaz de concitar consensos, e, tirando a indústria dos “pregos” (esta tem anos, de quando era para-governante, mas é curriculum!), tem aspecto de boa-pessoa … e tem sempre três ordens de ideias para qualquer assunto, o que – convenhamos – pode ser útil quando o preto puder ser branco ou cinzento! Vamos ver em quem o PM acerta (Sua Exª o PM!). Depois o Engenheiro indicará mais um rapaz competente e que apadrinhará e atestará pela sua capacidade e competência!

Passa-se Sua Exª o MF para a sombra (ou despede-se, quiçá?!) e passaremos a trabalhar com “ a prata da casa” como sói dizer-se!

(Estou em crer que Sua Exª o PM deu a Sua Exª o MF um trabalho hercúleo para o experimentar e despedir com justa causa por incumprimento da tarefa…ou vai “requalificá-lo” com vista à desvinculação!)

Suponhamos que Sua Exª o MF vai mesmo para requalificação! Já vimos estar sem capacidade (atestada pelo Professor Doutor António Nogueira Leite – o ISO destes “cientistas”) para o exercício das funções que jurou cumprir com lealdade…mas a capacidade, a competência, o saber em concreto, as alavancas da trapalhada?! São motivo de despedimento com justa causa!

E agora Sua Exª o PM “à solta”, sem Sua ex-Exª o ex-MF a atrapalhar…vai-se aguentar “ao Portas” (Sua Exª o Dr. Paulo Sacadura Cabral Portas, MN)? Isto está por um fio!

E estávamos só a tratar da CGD…e o que aí ficou!? Calculem que nos dava para perorar sobre o MAMAOT e as suas enormíssimas competências (do tamanho do continente indiano!) a exercer e das detidas?! É que só Direito não chega…ou sobra ou é erro de casting! - lá vêm as estrangeirices! Era desde a pescada, ao robalinho, ao anho, às tripas-à-moda-do-Porto, aos fundos marinhos, às plataformas continentais, ao interior continental desertificado, … aonde chegaríamos!

Por hoje fico por esta aporia: Conselho de Administração da CGD! A ver vamos! É que deu-me uma esperançazita nacional aquela cacha! Sua Exª a afastar Sua Exª, sem ser caso de mesura ou de mais cortesia! É mesmo: “-Agora passo eu! Incompetente! Afastado da realidade! Perguntavas ao Ângelo e estava tudo com 3 alternativas 3!”

Até mais ver!

 

terça-feira, 4 de junho de 2013

OS ALTERNES E OS ALTERNADEIROS


Vai daí...os gajinhos não querem ir embora!
Dali ninguém os tira!
Precisam de justa causa para se "descolar"!

Só para rir! Os "swapers" -  tóxicos e tudo - batem o pé! "Não saímos!" Até estes contestam!

Estão mesmo "agarrados"!

...nem nestes o governo(?) tem mão!

(a paródia começou com o mexia - calculem, o energético! - a demitir um secretário de estado! agora são estes que vão precipitar eleições...vai uma "apostinha"?!)

É um despautério quando estes "meninos" fazem birra!

Este é o normal funcionamento das instituições! Seria de estranhar que o PR dissesse "algo"...p'ra variar! Será que mandou um bilhetinho ao PM e eu estou a ser injusto?! Capaz disso!

Nota 1: as negociatas com o dinheiro da gente...não são "justa causa" de despedimento! Já tínhamos percebido! Com as "idas ao mercado"...não se percebe por que razão tinham estes de ir-se embora! É justo! É equidade! Artº 13º da CRP - ninguém pode ser discriminado...blá-blá-blá! Não pode ser só mau para alguns!

O ponto onde chegámos ainda tem mais degraus para descer? Já batemos no fundo ou ainda há mais surpresas?! Perguntar não ofende, acho eu.

Nota 2: Se calhar não lhes disseram a alínea do artigo da lei que foi ofendida! Parece que as questões formais estão em voga na aplicação da justiça! Não bastam os indícios - alegadamente - do crime; tem de dar-se o texto todo segundo o qual se acusa! Por esta razão é que eles se designam por meritíssimos: não podem sobrestar no vazio! É assim a modos doTribunal Constitucional: se não for questionado sobre a reimplantação da Monarquia pelo OE2013, não vai conhecer - como dizem - da inconsttucionalidade! Aqui passa-se o mesmo: não disseram aos senhores em causa qual a alínea da lei que foi ofendida com o jogo de casino financeiro instalado! Assim, não podem pedir a demissão nem ser demitidos...conquanto seja evidente que andaram a brincar com o dinheiro da gente! Pormenores fundacionais!

O lugar está a arrefecer para o senhor que se segue...e é uma pena!

Alternas ou não?! Isso não é de amigo, pá!