terça-feira, 2 de junho de 2015

SEGURANÇA SOCIAL! EM DESTAQUE: OS VELHOS! AH! E OS ECONOMISTAS!

Ontem tive paciência para ver aquele p'ograma que dá pela graça de "prós e contras" na rtp1.

O que mais apreciei foi a dignidade com que um velho da minha idade e aposentado da Administração Pública "pôs os pontos nos ii" de uma conversa mui formatada que alguma ignara juventude de plateia assume com arrogância (a necedade é sempre arrogante!) - serão "encomendas" para criar contraditório, ou será mesmo que estão convencidos do que debitam?!

Pobre gente que acusa e admite a espoliação dos que lhes deram berço e formação (?) ... escangalhada, esta, nas banquinhas partidárias, as mais das vezes, onde a sutra lhes é encasquetada pelos imãs da escola viciosa do partido! (estão aqui imagens de diversas "filosofias de vida" por mor da inclusão cultural que é ladaínha quotidiana pelos mídia a soldo de estranhos e ocultos poderes!)

A questão fulcral continua a ser a de haver dinheiro para tudo ... excepto para os amesendados na aposentação/reforma!

Como se não fosse questão central a SEGURANÇA SOCIAL em qualquer sociedade civilizada!

Num mundo com pergaminhos em DIREITOS HUMANOS convém não esquecer que a "despesa" na SEGURANÇA SOCIAL é um INVESTIMENTO sério da sociedade. E é cerne de qualquer organização política de um Estado de Direito!

A ausência de SEGURANÇA SOCIAL arrasta a pobreza, e todo o seu cortejo, que a fome de Filhos não se compadece com a ditadura dos bem-instalados a jogar na roleta das bolsas e a jogar às escondidas com a tributação devida!

Todas as empresas devem, numa sociedade CIVILIZADA, assumir o seu papel SOCIAL! Mais ricas, menos ricas, todas contribuem para o equilíbrio dos DIREITOS HUMANOS e para o bem-estar individual e colectivo!

A participação financeira de todos na SEGURANÇA SOCIAL deve incluir a contribuição em função dos réditos e não apenas do número de trabalhadores, como tem acontecido!

O modelo carece de alteração?! Carece, sim!

Vivemos num mundo que se transformou e em que cada vez mais a riqueza é detida por cada vez menos! A natureza da sua "produção" alterou-se e passou a assentar, de forma significativa, em ganhos financeiros sem participação activa das pessoas, ou, dizendo de forma brutal, EXCLUINDO as PESSOAS dos rendimentos auferidos!

Este "modelo" que assenta na contribuição salarial para a SEGURANÇA SOCIAL "já foi"! Tem de ser complementado pela contribuição séria dos ganhos do capital financeiro - de forma justa, naturalmente, mas tributando fortemente a EXCLUSÃO da mão-de-obra (braçal ou intelectual) de forma a equilibrar os meios disponíveis para ocorrer às prestações que uma SOCIEDADE HUMANA exige, por fundamentação nos DIREITOS DO HOMEM; e deve manter, visando a completa e integral realização das PESSOAS!

E deve ser perseguido, sob todas as formas, o CRIME de subtracção às suas obrigações sociais, entre as quais a desta contribuição, feito seja por qem for; pois trata-se de uma fuga ao compromisso social e ao papel de todos em prol de uma SOCIEDADE HUMANA!

...e, "chamando os bois pelo nome": é crime pretender subtrair receitas à SEGURANÇA SOCIAL e, decorrentemente, aos seus CONTRIBUINTES BENEFICIÁRIOS - que seremos todos, em qualquer momento das nossas vidas!

Temos de deixar de olhar para a SEGURANÇA SOCIAL como aquela "coisa" parasita da economia e que apenas satisfaz EMPREGADOS e REFORMADOS, nalguma fase das suas vidas!

A SEGURANÇA SOCIAL é aquela "coisa" que nos faz ter SEGURANÇA SOCIAL! A TODOS! Caso contrário, voltaremos a usar adagas e saltear os caminhos em procura de rendimento para o pão dos Filhos e demais Família!

(Claro, que uma sociedade sem SEGURANÇA SOCIAL é possível! Seria aberrante, com toda a História conhecida, dizer o contrário! Mas teremos que assumir, COLECTIVAMENTE, que é isso que queremos! E então, e em decorrência, admitir que a detenção, uso e porte de arma deixam de ser privilégio de meia dúzia e passarão a direito CONSTITUCIONAL de TODOS e de CADA UM! - A luta pelo sustento, por casa, por pão, por bem-estar, por educação, por saúde, por ... por ... o que integra a angariação dos meios de subsistência e a legítima defesa, estão consignados na nossa Constituição! É só ler! - aliás, integra o nosso Direito Constitucional a Declaração Universal dos Direitos do Homem!

Transcrevo:

 



"Artigo 16.º
(Âmbito e sentido dos direitos fundamentais)
1. Os direitos fundamentais consagrados na Constituição não excluem quaisquer outros constantes das leis e das regras aplicáveis de direito internacional 
2. Os preceitos constitucionais e legais relativos aos direitos fundamentais devem ser interpretados e integrados de harmonia com a Declaração Universal dos Direitos do Homem."
 
 
... e ter-se-á em conta, então, que, pela omissão das obrigações do Estado nela consignados (v.g., artigo 9º, artº 13º, artº 22º, 24º, 25º, 26º, artº 36º,  artº 43º, artº 53º, artº 58º, artº 59º, artº 63º,  artº 64º, artº 65º, artº 67º,  etc., etc.), o Estado propicia a tomada de cada um em suas mãos da defesa da sua vida e dos seus e das condições de vivência em DIGNIDADE e nada se poderá assacar a quem faça valer o "seu direito" na ausência de um "árbitro" ou promotor estatal que o faça respeitar!
 
 
... será uma opção! Outras foram propostas ou executadas:
 
a) "sacar" 90% dos fundos da Segurança Social investindo-os em títulos de "dívida" (gaspar fécit!);
b) investir em rehabilitação urbana (costa dixit!);
c) roubar 600 milhões ao fundo - embora ainda sem o desenho do assalto! (maria luís ameaça!)
 
...tudo isto na sequência do esbulho com decénios que se tem praticado! E da mais recente tranquibérnia sobre direitos constituídos!
 
(Podemos todos estar a pagar trafulhices privadas - BPP, BPN, BES, GES, PPP, "dívida pública"/recapitalização bancária, RERTs e demais figuras do estilo, nomeadamente relativos à Segurança Social; tudo se passando como se nada tivesse acontecido no âmbito da "pândega" privada com os dinheiros públicos!)
 
Podemos assistir à fuga de tributação - confessada pelo "trafulha" maior (?) da U E, de sua "graça" junker, promovido a presidente da comissão, ainda que conhecidas as suas habilidades (ou por causa disso, quiçá) para iludir (?) os "parceiros" com o "planeamento fiscal" e demais denominações que cobrem estes "crimes" de "colarinho branco"!  Podemos assistir a promoções em fim de mandatos escusos...podemos mas indignamo-nos!!!
 
E tudo o Zé vai pagando! E agora querem que "pague" com os "cortes" (sob as mais variadas designações!) nos rendimentos últimos de vidas de trabalho dignas, com contrato estabelecido e cumprido por sua parte! Só connosco, os velhos, é que não há que respeitar os contratos!
 
(vejam lá os "submarinos", os "sobreiros" as "PPP", os "equilíbrios financeiros", os "swaps", as "resoluções bancárias" - o que eles inventam para roubar! -; ... ; mas, nestes, respeitam-se "direitos adquiridos", acordos internacionais, regras europeias ... e fazemos de "tubo de ensaio" para novas medidas de "ajustamento" e saneamento dos resultados bancários! Até já emprestámos/demos para Cocos (não sei se leva, ou onde, o diacrítico lá  nas onomatopeias que "esta gentinha" inventa)! E o zé aguenta!)
 
E andam para aí a fomentar uma nova "guerra de gerações" com a "história" mal contada da solidariedade inter-geracional! Trata-se, simplesmente, de "dar a cada um o que é seu"! E se cada um receber da SOCIEDADE o que é seu, ninguém deve nada a ninguém!
 
A SEGURANÇA SOCIAL é o PILAR de uma Ssociedade baseada na DIGNIDADE HUMANA! É a sua "centralidade"!
Derruir a SEGURANÇA SOCIAL é destruir a sociedade que HOJE conhecemos, com regresso a um passado em que a adaga era moeda de troca para a segurança familiar! É isto que queremos?
 
Andámos dois mil anos à procura de um "sítio tranquilo" e estamos a destruí-lo!
 
Senhores "políticos": vão aprender a governar! Vão ler História, da boa! Vão cultivar-se! Vão estudar!
 
Em suma: VÃO TRABALHAR!
 
 
A vida real não é uma reunião na concelhia do partido! Não é um joguinho de computador! Não são números no excel da maria luís nem de outros apaniguados por cá e por lá-fora!
 
TENHAM VERGONHA!
 
(Já agora: digam lá aos miúdos da concelhia que se ajustem, se re-estruturem, que vão apanhar ar! Deixem-se de lições doutorais e demais fantasias do género, de auto.apelidadas universidades de verão, de primavera, ou da estação que os pôs!)
 
Como nota: Nem todo o economista é, ipso facto, inteligente, preparado, mais ciente de soluções do que todos os que trabalharam...em vez de andar de cabeça nas sebentas e em louvaminhas de capela e compadrio!
 
E a SEGURANÇA SOCIAL é um BEM NACIONAL e não um brinquedo experimental para auto-convencidos e auto-suficientes! E, tão perigosos como estes, são os que, por vergonha de ápodos de ignorância, lhes fazem vénia e não exigem DEMONSTRAÇÕES fiáveis, empíricas, de tanta certeza intelectual!
 
(Ainda não quiseram assumir o redondo erro destes 4 anos 4 de compromissos com outros da mesma escola que LIXARAM o PAÌS e a EUROPA?! São mesmo ASNOS! E o recipe era de "economistas"! Alguns já deram o dito por não dito! Outros são mais mus do que os que os ensinaram!)
 
Fica mais comentário para futuro, pois parece haver sequela do dito "prós e contras"!
 
Saúde!
 
 
 
 
 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário