Vai haver 2-milagres-2...não tenham dúvidas:
ubiquidade vai ser um deles
...e pregar aos peixinhos um outro
A propósito da pretendida cooperação entre os CTT e a Administração Interna para "resolver" o problema de afectação dos eleitores a Secções Eleitorais com utilização do código postal. (Os eleitores vão fazer um "giro" postal, 'tá-se a antecipar e antever, igual ao recente)
Coopera-se onde se deve e se pode.
Não se trata de "silos de informação" como alguns sábios lhe chamam: trata-se de técnica de concepção de sistemas de informação.
Não é o poder - o poderzinho da capela - que está em causa nem a cooperação desejável: estão em causa "coisinhas" muito basilares, do... bê-á-bá de sistemas de informação. E alguns dos sábios não querem ver (ou não conseguem, por falta de prática). Deles, um bom número anda nas cercanias do "poder", a "fazer pela vida" (por vezes estragando a de honesto e preparado pessoal que trabalha no Estado), encartado por curricula preenchidos de vacuidades mas com pomposo cartão de visita que os identifica como CIO (para quem não esteja familiarizado: Chief Information Officer - em português corrente: Funcionário Chefe de Informação!!! Isto em Portugês é mesmo ridículo!), pertencente a uma Corporate dedicada a Governance Coaching (aqui dispenso-me de mais traduções); ou mesmo Information Architect (se experimentarem pedir o curriculum portugês...alguns terão a 4ª classe mal tirada!) Mas é nisto que os políticos se revêem...também não admira, n'é?!.
E é preciso cuidado para não se deixar desvirtuar aquilo que tem princípios técnicos e científicos.
Há razões para determinadas "coisitas" serem ministradas em Licenciaturas adequadas, onde se faz a aprendizagem do que é correcto (não polìticamente, entenda-se) cientìficamente. Às vezes não será correcto (polìticamente, digo eu) fazer estas afirmações, mas quem aprende não pode deixar de "corrigir" algumas tentativas de abordagem que depois...dão naquelas salgalhadas, como se viu. Basta tirar uma peça do dominó (ou inserir outra) e...vem tudo abaixo!
É que não projecta sistemas de informação quem quer mas quem sabe.
A era dos artistas em sistemas de informação "já foi". Há dezenas de anos que há peritos com formação específica, universitária e pós-graduada na área em causa (não vale passar por cima da "primária" e adquirir um diploma de "master" sem a basezinha).
Nesta área conheci muitos "artistas", mas infelizmente poucos técnicos.
Às vezes os "artistas" fazem "números" que lhes permitem alcandorar-se a alturas icáricas (passe o neologismo); só que Ícaro teve azar com o aquecimento - aliás o mesmo sucede, normalmente, a quem voa sem "motor" de sustentação (não falo em planadores, que esses fazem pouco ruído e sabem navegar, pois têm conhecimentos de navegação como poucos).
Chega de parábola! Entenda-se que não há desculpa para o erro de elidir a técnica onde a técnica é necessária...mesmo que os políticos se torçam em prol dos "artistas"!
Por vezes convém dizer que o rei vai nu para evitar um surto de gripe na corte!!
Agora a Administração Interna está avisada! Depois não venham com desculpas de AMA (ou com alfinetadas da dita!). Há muita "confusão" - digamos assim - nesta "coisa" e muitos protagonismos...e demasiado SIMPLEX! Ligaram o complicómetro e agora que Deus os salve!
Sem comentários:
Enviar um comentário