quinta-feira, 7 de março de 2013

CADA UM TEM O TIMONEIRO QUE MERECE


O PR saiu à rua e disse coisas de espantar! São pérolas de oratória! Veja-se...e comento, pois, obviamente, não havia de deixar passar sem observações - note-se: mais modestas - tantas eufrásias de sabedoria!
 
(Aos leitores: o texto da oratória vai nos termos do novo acordo ortográphico - coisas dos "livros de estilo" do jornal de que fiz o respigo; os comentários vão em Português)
 
Tese:
· "... sublinhou também a responsabilidade da União Europeia, considerando que é tempo de esta "passar das palavras aos atos"
Comentário: o PR sublinhou a responsabilidade! Atreveu-se a enfrentar a União (?)! Coragem! O Fernando Pessoa tinha arroubos de prosa lídimas:
 
"... E o homem do leme tremeu, e disse:/«El-Rei D. João Segundo!»/Três vezes do leme as mãos ergueu,/Três vezes ao leme as reprendeu,/E disse no fim de tremer três vezes:/«Aqui ao leme sou mais do que eu:/Sou um povo que quer o mar que é teu;/E mais que o mostrengo, que me a alma teme/E roda nas trevas do fim do mundo,/Manda a vontade, que me ata ao leme,/De El-Rei D. João Segundo!»"
 
Mas o Pessoa tratava do homem do leme! Era mais terra-a-terra, mais arraia-miúda, menos Merkel! Vejam lá o nosso PR diante da Merkel a mandar bocas destas! Não era o Adamastor!
 
Tese:
 
·         O Presidente da República quebrou assim o silêncio pelo qual vinha a ser criticado, insistindo que não deseja "protagonismos mediáticos", por saber que são "inversamente proporcionais" à capacidade de um Presidente " influenciar as decisões tomadas para o país".
 
Comentário: veja-se a justificação do nosso PR para quebrar o silêncio! Porque o protagonismo mediático é inversamente proporcional à influência sobre a tomada de decisões! Ou seja, o senhor ficaria mais resguardado no silêncio…quando o Povo tanta coisa tem para dizer! E até parece que está de acordo! Mas por ironia: agora falou e disse o que disse, pelo que perdeu a capacidade de influenciar as decisões! Mostrou o jogo ao Coelho! E este aproveitou! Não governa em função do Povo que se manifesta! Ele quer um Povo sossegadinho! Por mais evidentes que se tornem os sinais que o Povo transmite! Agora que disse o que disse, já não vai influenciar as decisões! Esta conclusão empírica é minha! O resultado de sua excelência ter falado…é de sua excelência com as consequências de não se ter mantido calado! – aqui para nós: também já estranhávamos!
 
Tese:
 
·         "Ninguém tem a experiência que eu tenho", acrescentou Cavaco Silva, numa alusão ao tempo no cargo e aos dez anos como primeiro-ministro.
 
Comentário: Veja-se lá para o que serve! Quebrou o silêncio para dizer que este é proporcional à capacidade de influenciar decisões! Boa malha! O Passos agora pode contar com ele! Ele falou! - aqui para nós: andava tudo preocupado com o que ia na cabeça do PR; agora ficámos a saber: era esta “eufrásia” que o entupia! Para além de já sabermos há muito tempo que ninguém tem tanta experiência como ele (mesmo assim foi enganado com o BPN (?) e outros companheiros de caminho! Olha se não tivesse tanta experiência! Lá que ele amarinha bem nos coqueiros, parece que sim! É curriculum!
 
Tese:
·         Questionado sobre a manifestação do último fim-de-semana, o Presidente da República defendeu que "as vozes que se fizeram ouvir não podem deixar de ser escutadas", defendendo que "merece o maior respeito" quem se manifesta "respeitando a lei.”
 
Comentário: Parece que a Lei permite que cada um se oponha pela força a todas as imposições ilegais! (parece mais ou menos que é assim que está num diploma que se chama Constituição e sobre a qual o PR jurou a sua defesa e fidelidade. Portanto sai aviso ao Coelho: se o pessoal começar a opor-se pela força a qualquer acto menos apurado, não se queixe! Antes pelo contrário: tenha atenção ao PR!
 
Tese:
·         Sobre os dados mais recentes do desemprego - 923 mil desempregados, com 40% dos jovens a sofrerem a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho -, números que classificou como "dramáticos", Cavaco Silva voltou a apontar o crescimento económico como "a única resposta".
 
Comentário: A única resposta é o crescimento económico! Olha a descoberta do PR! Coelho, ouviste?! O professor é ele – não, não é o relvas! Quem publicou sebentas no quelhas foi o Cavaco! O relvas só sabe de ouvido…e mal. Mas os amigos somos nós que escolhemos, é um problema!
 
Tese:
·         Questionado sobre se Portugal está numa espiral recessiva, o Presidente considerou que "os números são inequívocos", para defender que "2013 tem de ser o ano da inversão desta tendência". "
 
Comentário: Nos encontros de quintas-feiras (?), e tem de explicar – muito explicadinho – ao PM o que é uma espiral! E ainda por cima recessiva! É que anda tudo com esta “eufrásia” e ninguém apresentou a expressão da função! É que há uma série delas – planas, tridimensionais, redondas, mais apertadinhas, mais alargadas, podem ser verdadeiras ou falsas…e ninguém percebe qual delas é referida pelo PR! E não vamos falar em quarta dimensão que isso estraçalhava o espírito dos encontros semanais! (Dizem que devem ser estrategicamente cooperantes – que é outra coisa que se não entende). Será que eles entendem o que andam a propalar? Um dia destes o Coelho é defenestrado pelo PR!
 
Se o Pessoa nos abriu o texto, por que não fechar com o princípio dele?! Acho que fico perdoado, mas vem a propósito este vulto:
 
“«De quem são as velas onde me roço?/De quem as quilhas que vejo e ouço?»/Disse o mostrengo, e rodou três vezes,/Três vezes rodou imundo e grosso./«Quem vem poder o que só eu posso,/Que moro onde nunca ninguém me visse/E escorro os medos do mar sem fundo?»”
 
Tivéssemos um homem do leme como deve ser e já teríamos dobrado o Bojador! Mas andamos sempre com estes atrasados temporais, procrastinados governantes! Quem nos dera aqui e agora o D. João Segundo!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário