sexta-feira, 22 de março de 2013

CHIPRE É UM PAÍS?! FICA ADONDE?!



A perplexidade é assim a modos de uma coisa que se agarra à gente e não nos deixa pensar em alternativas que não sejam radicais!

Então chamamos União Europeia a uma entidade que se comporta desta forma para com os seus membros? Chipre é uma ilhota com umas centenas de milhares … de europeus! (Ou a Europa não é grega?! Vem na História!).

Sucede que se comportou como a Inglaterra, Gibraltar, Lichenstein, Suíça, … estes os mais chegados, no que concerne a “praças financeiras”, isto é, a banca dá sustento ao País e não foi por isso que deixou de ser admitida na referida “União”! Convinha?! Discutir-se-á muito toda a metafísica do assunto em vários areópagos! E na Europa Continental muito respeitinho sobre estes “paraísos” fiscais!

O que mais se torna evidente é a indecente chantagem do dito eurogrupo sobre um Estado da União! E todos os presentes lavam as mãos! E vai daí, a imperatriz insurge-se, agarra no telefone e descompõe o PRESIDENTE Cipriota! Este é o estado das coisas!

O pargo…estava a dormir! Quando lhe deram a notícia de que a riqueza das águas territoriais da ilhota poderia ser negociada com a Rússia – para onde se dirigiu o Ministro das Finanças Cipriota, face ao INDECENTE comportamento dos membros do dito grupo de chantagistas…e jogou a sua cartada:

“- Meus amigos, ali os senhores da europa que se diz união estão em vias de vos impor uma espoliação dos haveres que com tanto suor e lágrimas nos entregastes para sua guarda! A eximição ao roubo passa por vossas mercês nos emprestarem mais um poucochinho com a contrapartida de uma explorações a fazer nos nossos domínios marítimos até podermos satisfazer a quantia necessária ao “reequilíbrio” da nossa banca, se fazem favor de perceber o que está em jogo! Desde a nossa independência, e podermos continuar a fazer os nossos “negócios” entre partes...ou vai-se-vos o haver em ubérrimos impostos compensatórios que vos deixarão com estupor estampado nos rostos…e por nossa parte, afundamo-nos sem poder ajudar-vos na exploração dos gases que agasalham a senhora Merkel em tempos de gélido inverno, como vem acontecendo! Aqui p’ra nós, a tonta nem viu que poderia negociar connosco essas explorações como contrapartida do nosso “reequilíbrio” contabilístico, e exorbitou!”

Na sequência do que o pargo acordou! Tomou o aeroplano para Moscovo, e foi p’ra lá regorgitar meia-dúzia de frases sobre as inconveniências de levar avante a negociação com o Senhor Cipriota que estava de pés-e-mãos atado à disciplina do senhor Mário (que ele é que manda, desde que substituiu o manual de política pelo manual dos “mercados”!) e que seriam improcedentes todas as negociações entabuláveis com este protectorado europeu! (Assim mesmo, ou por quejandas palavras, que de moscovita pouco entendo). O senhor Medvedev fartou-se de rir com estas iniciativas da europa, puxou as orelhas a um e outro lado…e prometeu ver o que se passaria! Ele lá sabe o “valor” dos gases de Chipre…a Merkel perdeu o negócio e destapou o rosto na sua fúria: havia interesses escondidos!!! Gorou-se a “negociata”!

Entretanto…bem, entretanto razão tem o Saramago! (Já leram o “Ensaio sobre a Cegueira”?)

Este é o exemplo acabado do tratamento que os pigs da europa recebem por terem boas praias, sol, mar, alegria (que começa a escoar-se), boa mesa…coisas que os continentais do centro invejam, e não perdoam um pouco de “farniente”! A nossa riqueza só a perceberão quando lhes fizermos um manguito, dos grandes, a exemplo do Chipre ou da Grécia, submetendo à Casa do Povo as decisões que só ali têm assento!

…não sei se disse o que tinha p’ra dizer! Mas parece-me que o gaspar anda assustado, a fazer figura de chantagista por receio de se opor aos que hão-de dar-lhe sustento, esquecendo-se que é Ministro de um País com 900 anos de História, adquirindo o tamanho de meia-leca subserviente e sendo gato-sapato de Merkel e companhia! O bom-aluno de trampa que nos saíu! Capaz de vender um País por um assento no FMI ou BCE ou CE ou BEI … ou no cú de judas, que era onde a mãe o deveria ter deixado sem leitura a coçar as olheiras!

É por estas que às vezes me lembro da”espiral recessiva” ou do roubo sacana que estes meninos apadrinham, com medo de jogar às claras, atacando de madrugada!

Será que neste fim-de-semana não irá acontecer uma reunião à solapa para resolver o “problema” dos outros protectorados, com a mesma manha esguelha destes tunantes?! Ou neste ou noutro! O melhor é começar a pôr a mealha a salvo!

Será que o Soromenho Marques tem razão? De ignorantes no governo do País e na Europa estamos a começar a ficar fartos! É pela estupidez e cupidez que se vai perder um sonho?!

Por aqui…continuamos no prefácio! (se bem me entendo!)

Sem comentários:

Enviar um comentário