terça-feira, 2 de julho de 2013

SWAP, SWAP,SWAP!!!!

Ele há coisas! Então agora é o Sacadura Cabral Portas?! Fresquinho! No "Público" e com a devida vénia:

"

Remodelação Governamental


Até agora...são "dois-em-um"! Eu, ontem, dizia "três-em-um"! Já só falta o terceiro!

Para que não haja dúvidas, e tendo em conta o nosso PR nas afirmações produzidas, relembro, da Constituição (não sei se ainda vale, com a celeridade destes tempos!):

"
O Presidente da República representa a República Portuguesa, garante a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas e é, por inerência, Comandante Supremo das Forças Armadas.
... ... ...
Competência

Compete ao Presidente da República, relativamente a outros órgãos:

  … … …


e) Dissolver a Assembleia da República, observado o disposto no artigo 172.º, ouvidos os partidos nela representados e o Conselho de Estado;

 … … …


1. A Assembleia da República não pode ser dissolvida nos seis meses posteriores à sua eleição, no último semestre do mandato do Presidente da República ou durante a vigência do estado de sítio ou do estado de emergência.

2. A inobservância do disposto no número anterior determina a inexistência jurídica do decreto de dissolução.

3. A dissolução da Assembleia não prejudica a subsistência do mandato dos Deputados, nem da competência da Comissão Permanente, até à primeira reunião da Assembleia após as subsequentes eleições.
… … …

Artigo 195.º
(Demissão do Governo)
1.     

2. O Presidente da República só pode demitir o Governo quando tal se torne necessário para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas, ouvido o Conselho de Estado."
 

 
Sendo assim, e depois do reconhecimento oficial do ex-MF dos erros cometidos que puseram o País de "pantanas", não se percebe se, também, o PR acha que só tem os poderes da Raínha de Inglaterra (como o outro dizia!). Fica a recordatória acima!
 
Será normal funcionamento das instituições democráticas:
 
a) deixar a governar (?) o País um conjunto de pessoas que obedeceu "cegamente" (ou não?!) a um "afastado da realidade" e que ainda tem a supina lata de vir dizer que errou e que por isso se afasta - nas calminhas, para um "lar, doce lar...dourado lar", que isto de crise é coisa do Sul - ?
 
b) E ainda substituindo-o por um governante (?) que,alegadamente, mentiu à AR?! E que se não tinha recebido nenhum "dossier" relativo a "swaps"...pelo menos, tendo subscrito um (alegadamente), enquanto no desempenho de funções de administração financeira de empresa do Estado, tinha o conhecimento de ocorrência a acautelar e o dever de relevar o caso (ou casos) em tempo de análise pelo Ministério de que era co-responsável?!
 
 c) E ainda que se mantenha em funções um B como conselheiro (?) de privatizações do governo (?) quando a própria Comissão Europeia vem denunciar o cambalacho, o cartel, de umas quantas instituições para negociação de "swaps" (o que parece ofender os princípios da Comissão não é, aparentemente, o "produto", o "engodo", a "trafulhice" a "tranqibérnia", em si; mas a "falta de concorrência" no caso!!), entre as quais o "patrão" do referido B?!
 
d) Ter na gestão das coisas do Tesouro um "discreto" senhor oriundo de um destes mundos financeiros que comercializava produtos deste tipo...e cujo vencimento não é conhecido?!
 
e) será normal não pôr em Tribunal todos os "vendedores" de "swaps" e tóxicos quejandos...e ainda lhes dar satisfação em milhões de qualquer coisa com toda a aparência de ilegal...e o Estado fica a perder (nós todos!)?!
 
f) e a referidos, dar ainda, "em compensação", a consultoria de negócios do Estado?! ("dar a chave do cofre ao bandido", como sói dizer-se, depois de lhe entregar um "resgate" indevido?!)
 
g) será normal funcionamento das instituições que tal se passe e ninguém, com poderes para isso, aja em conformidade?!  (no mínimo, estão em causa questões para o PGR, digo eu!)
 
E isto tudo porque o Tribunal Constitucional e outros órgãos da nossa Democracia disseram que "o rei vai nu" e exerceram os seus poderes constitucionais?!
 
E ainda temos dúvidas sobre o normal funcionamento das instituições?! Será normal?!
 
 
 
... e mais haveria a dizer! Fiquemos por aqui!
 
 
Será que às 20h de hoje ainda temos governo (?) ... ou Sexa, o PR, vai dizer qualquer coisa entendível em termos democráticos...òbviamente, depois da pública declaração do PM a dizer que desiste, que sem o Portas não governa...bem lhe fez figas o gaspar! "- Aguenta aí a liderança! Se é que sabes o qe isso é de manter os meninos entretidos a fazer coisas aparentemente democráticas!"
 
...e o gaspar ainda atira as culpas para o Tribunal Constitucional, para o entendimento do País que deixou de confiar nas suas assertividades?! E que pede desculpa por este bocadinho, mas já está "mais que podre" com o TC e as suas "esquisitices" constitucionais! (Razão tinha a Dª Manuela: "- Suspende-se a Constituição e a gente endireita isto!"
 
Mas o afastado partiu o brinquedo...e agora outros que o colem, que ele tem mais quem o considere génio que estes desagradecidos do torrão natal! Agora é a vez do desenvolvimento! Aguentem-se!
 
 
 
Estamos a necessitar urgentemente de GOVERNO DEMOCRÁTICO...e Suas Excelências entretêm-se com rodriguinhos!

O PR anda a ler a CRP?! Já a percebeu?!
 
(Bom: com o TC a fazer as suas interpretações...qualquer falante de português - ou Cidadões nacionais, como também se ouve chamar-lhes - vai tendo dúvidas!)


Apostila: O gaspar que nos calhou em "sorte" é tido como o melhor ministro das finanças da Europa!!! Será que é por isso que anda tudo como está??
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário