sexta-feira, 31 de outubro de 2014

NE SUTOR ULTRA CREPIDAM ...



Vem esta a propósito daquele citius sobre que tanto se tem perorado e cujos interventores são agora, alegadamente, acusados de sabotagem!

Ora, consultando o Código Penal, há que ter em conta que a acusação assim dita simplesmente parece ser forte demais para classificar o acto! Senão, vejamos:

"Artigo 329.º
Sabotagem

Quem destruir, impossibilitar o funcionamento ou desviar dos seus fins normais, definitiva ou temporariamente, total ou parcialmente, meios ou vias de comunicação, instalações de serviços públicos ou destinadas ao abastecimento e satisfação de necessidades vitais da população, infra -estruturas de relevante valor para a economia, a segurança ou a defesa nacional, com intenção de destruir, alterar ou subverter o Estado de direito constitucionalmente estabelecido, é punido com pena de prisão de três a dez anos."
 
Note-se, frize-se, atenda-se a que se torna necessária a concorrência da "intençao de destruir, alterar ou subverter o Estado de direito constitucionalmente estabelecido" para que a "classificação" do cardápio se aplique! O que exige prova provadinha de que se teve mesmo a "intenção de"!
 
(A propósito: parece haver para aí à solta muita e boa gente que deveria ter a punição ali prevista em decorrência de actos reiterados assim classificados ... ou estou enganado?!)
 
Mas, retornando aos bits e bytes alegadamente sabotados como se antecipou pùblicamente, apenas , das notícias lidas e ouvidas reiteradas vezes, parece haver dois administrativos (conquanto com formação académica em áreas tão relevantes para a "arquitectura" de sistemas informáticos (?) que nem tal classificção profissional detêm) sabotadores na causa!
 
No meu modesto parecer, a sabotagem verdadeira começa e acaba em quem mantém um pseudo-sistema informático em uso na Justiça cuja autoria, por notícias anteriores, parece ter uma "paternidade" incógnita ou "desviante" - por inabilitação para a concepção do ente sub judice (o judice aqui não é esse!)!
 
De há muitos anos a esta parte vem, de vez em quando, "a lume" - como sói  dizer-se - que o tal sitema ou seus antepassados tiveram uma concepção muito "administrativa" na sua feitura, pelo que se intuirá haver amadores conluiados no acto e que deles não se sabe mais!
 
Ora se andam administrativos a perfilar bits em arquitecturas informáticas é porque nada mais têm a fazer no domínio da justiça que não seja brincar nos tempos de serviço!
 
E aqui ressalta a questão de displina que mais deveria chamar a atenção de quem de direito: não deveriam estes "administrativos" estar a tratar dos processos que atolam os Tribunais?!
 
É grave,  quando os atrasos da justiça passam por recreio de escrivães aos quais estão cometidas outras funções em que o Estado investiu (o estado a que isto chegou!) e pretere-se o concurso dos profissionais de Informática!
 
Aqui, sim, há SABOTAGEM! Por quem? Isso não me atrevo a dizer! Mas que há intenção em não dispor de um SISTEMA INFORMÁTICO concebido por PROFISSIONAIS é aparente! Pois toda a irresponsabilidade de deixar nas mãos de magos dos bits um sistema pressupostamente de grande responsabilidade para o dito ESTADO DE DIREITO CONSTITUCIONALMENTE estabelecido configura o acto de subverter esse mesmo  ESTADO de DIREITO CONSTITUCIONALMENTE estabelcido!
 
Num ESTADO de DIREITO constitucionalmente estabelecido o exercício de funções sem as respectivas competências determina USURPAÇÃO de funções (artº 358º do CPenal).O que implica uma concreta cominação penal! E tem-se deixado arrastar a situação até ao ponto de ruptura que ocorreu agora!
 
Espanto?! Nenhum! Pois neste País tudo é possível! Desde que haja uns deslumbrados tecnológicos que amandam bitaites sobre qualquer assunto relevante deixando aos pretensos interlocutores um estado de pavor pela ignorância que assumem perante eles sem questionar a fundamentação do deslumbramento - ou da preparação para o exercício de funções -; clarinho como água que está reunido o conjunto de condições para qualquer SABOTAGEM - no qe se inclui a ESPANTAÇÃO dos incautos decisores e a passividade por deixar que o mesmo estado de deslumbramento alastre e se mantenha nas mãos de bruxos o "remédio" da tramitação processual (in casu, da Justiça!)!
 
Pergunta-se se não chega haver Licenciaturas na área de Informática por esse País fora - e que colhem prémios e encómios internacionais - para dotar o Estado dos competentes profissionais que garantam o sucesso das "arquitecturas" informáticas ou "plataformas" ou do que seja, mas executado com competência e profissionalismo?!
 
É chegada a altura de colocar cada um no seu lugar! Não basta saber-se (?) de excel ou de qualquer "instrumento" dito auxiliar de produtividade para se desenvolver um sistema de apoio ao funcionamento da Justiça! (O excel e outros que tais são formidáveis para o trabalho pessoal; para apoiar a execução de tarefas; mas não é nenhum destes instrumentos que deve fundamentar um SISTEMA de INFORMAÇÃO!)
 
Viu-se no que deu o amadorismo: PUF!
 
Aqui está a verdadeira SABOTAGEM: entregar a quem se não deve o que se deve fazer! E esta é a responsabilidade de quem deixa "andar as coisas"! Estes que por medo de assumir a sua ignorância e convocarem a perícia certificada para o exercício de funções SABOTAM o funcionamento do ESTADO de DIREITO Constitucionalmente estabelecido!
 
E isto porque o não respeitam! E deixam que pulule a usurpação de funções como forma normal de vivência! (E porque demonstrar ignorância é feio! Antes atirar depois aos "deslumbrados" a responsabilidade pelos insucessos!)
 
Pelo que a haver SABOTAGEM ... ui, a altura de onde e desde quando ela vem!
 
Deixando que se ignore ou desprezando as competências e a sua certificação, se vai derruindo a função do ESTADO de DIREITO constitucionalmente estabelecido!
 
E se o "mexilhão" pode ser acusado de USURPAÇÃO - até pela desfaçatez do feito! - que dizer de quem deve ser acusado de SABOTAGEM?! ("Quando o mar bate na rocha ..." lá reza o anexim!)
 
Deixo-vos por aqui, pois alongado vou e tudo isto me enoja!
 
Fica justificada a epígrafe!
 
"Justitia est constans et perpetua voluntas suum cuique tribuere"!
 
E tem sido a sua sabotagem que tem permitido a alguns sapateiros irem além da chinela! Com a cobertura, benção e demais conezias inerentes! O mal é quando dá para o torto!
 
É que se exige a constância e perpetuidade na vontade de dar a cada um o que é seu! E não o fazer, derrui a justiça, sabota-se o ESTADO de DIREITO e permite-se a USURPAÇÂO de funções!
 
Está AGORA a MJ a fazer um alarde de espantação?! Onde falhou tudo isto?! Há muito tempo ... não sabia?!
 
(Deve ler-se mais atentamente e amiudadas vezes o Código Penal paa evitar espantos na área de especialidade! É um conselho amigo! Para não falar nos Códigos de Processo, que são os que foram  "sabotados" - os ditos processos e, por decorrência, a JUSTIÇA!)
 
..(Ah, já agora veja-se se os macacos estão nos galhos devidos e com as competências adequadas, não vá haver mais uma inventona de sabotagem!)
 
Apostila 1: a robustez de um sistema informático não se prende apenas com a capacidade da "linha" para aguentar a transmissão de milhões - aqui é tudo aos milhões! - de processos! Há outros "detalhes" a ter em conta ... mas isso exige pagamento adequado e profissionais certificados! Talvez mandando uns escrivãezinhos licenciarem-se ... ou talvez não! Agora está tudo escudado na competência de um Meritíssimo que tem umas fortes noções de bytes e entes similares, pelo que o próximo acontecimento será mais do tipo usurpação ignorante de funções .. sabotagem não, credo! Isso exige intenção! E o Meritíssimo não tem intenções declaradas contra o ESTADO DE DIREITO CONSTITUCIONALMENTE ESTABELECIDO! E não se pode duvidar da competência na destrinça das arquitecturas informáticas ... ou entre um octeto e um byte! Isto para não referir a vastíssima preparação em full duplex, fibras ópticas e de cobre, canais de televisão e demais tralha vulgar na cultura de qualquer togado! Pois se os economistas aplicam remédios ... não terá um qualquer togado habilitação para destrinçar os protocolos e demais entidades no domínio?! (Olha, se fosse o machete, dizia já que protocolos é com ele!)
 
Apostila 2: Isto tem a ver com gestão prudencial tão propalada pelo nosso Costa do BdP! Um exemplar!
 
Apostila 3: Vamo-nos habituando a culpar os "hommes aux comptes"! Isto de se pertencer aos órgãos de supervisão é no que dá!
 
 
 
Valha-nos Santa Bárbara quando começar a "chover"! 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário