quinta-feira, 22 de outubro de 2015

DISLEXIA





Como sói a democracia preocupar-se com a virtude da república e dar às gentes o que de mais conveniente ao mediano calhe por mor da igualdade que é seu apanágio; e por decorrer daí a preocupação na sua defesa entre os seus e demais; obrando junto de outros que no seu espaço de política lhe façam companha de princípios e desbastem entraves ao seu natural desenvolvimento, afastando estorvos à redução das suas dificuldades de sobrevivência; deverão aqueles que a amam deveras por isso fazer nos seus areópagos e nos demais em que toma assento lídimo em contra do que muita grita se alevanta como se de traição fora terçar retóricas que dilucidem os caminhos que possa percorrer a política dentro de muros e deles fora ao encontro de uma justa solução para os problemas que à sua natureza e conjuntura se propõem alevantando-se  insidiosamente aqueles que temem perigar as ucharias percebidas à sombra do estatuto pretenso de veros representantes da república, dela se apelidando senadores e demais atributos que a arraia cidadã lhe não conferiu nem reconhece, como se fora de lesa-pátria a incansável demanda da solução existencial de república e não dos interesses que se acoitam nas volutas esconsas das suas volúpias de poder.

Ende se vêm propalando as mais desencontradas teses sobre o aleive daqueles que do circo do poder em bastos anos andaram desviados à míngua de suporte cidadão ficando-se em protesto das coisas determinadas dos donos dele.

Desfaz-se o poder em diatribes de sustos bojadores que o cabo está a ser passado com riscos de naufrágio quando a arraia cidadã deu a entender, em expresso acto, estar pejada com tanta submissão e vassalagem ao poder estranho e ergue tranqueira política para que o rumo se desvie, e outros caminhos se encontrem, visando o bem da república dando dele aos medianos o que seu é que não de oligarcas assumidos como família dominante e de direito divino.

Aqui d'el-rei! - se fora de monarquia a república - que o Povo se alinha pela esquerda em maiorias conjunturais havendo afirmado que é essa a sua vontade e dar por findo o desvio contra-natura que os oligarcas andam desenhando em borrões de satisfação por superavitários réditos particulares.

Pois ao Povo da república competindo dizer quais os eleitos pretendidos, nada deverá discutir-se senão a escolha dos que procederão ao governo da pátria havendo de recair nas competências devidas e outorgando-lhes a carta de rumo na república e nos espaços em seu entorno.

Acossar as mentes com o descalabro decorrente da estrema soberanamente fixada não passará de soez atentado ao que ao Povo compete na república - ainda não chegada à tirania - para onde nos estávamos dirigindo pelas solertes manhas dos magistrados de serviço.

Do que se depreenderá que todos os rumos necessários ao adimplemento da vontade cidadã expressa deverão ser sulcados aqui na república e nos espaços de entorno conducentes à melhor sobrevivências das gentes na sua mediana percepção de viver.sem avassalamento a estranhos quereres e decorrentes sujeições imorais e contrárias ao são viver na pátria.

Donde os tratados que em tempo tiveram oportunidades diversas deverão ser tidos como coisa satisfatória se à república houver interesse neles; com a sua derrogação oportuna e ajustamentos necessários aos novos tempos que ocorrem sempre que a novidade dos homens nos faz aportar a realidades diversas e distintas das que os fundamentaram em tempos de outra preocupação.

Pelo que se não ofendam os oligarcas pela divergência que o Povo deles ponha nas coisas que à república interessa como virtude dos medianos e não como apanágio dos poderosos.

Encontre-se os que à república dão do seu e saber e governem em bem e com bem e de forma saudável e espantem-se os que dela retiram como benesse espúria conezias e prebendas sem justificado múnus.

Dê-se por findo o espectáculo indecoroso de tentar subtrair a interpretação verdadeira do plebiscito que determinou mudança de rumo na soma das expressões que o Povo cidadão evidenciou. Não se dissimule com retóricas o que demais é evidente!

... e não se tente entregar a pitonisas o que ao comum pertence!

"1. O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais!"
[artº 187º da CRP]


... ende, tendo em conta, é só saber somar e decidir! Questão de leitura! E ausência de dislexia!


Clarinho??



Vai como de uso se tem:



dislexia
substantivo feminino

Dificuldade em ler e compreender a escrita.


"DISLEXIA", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/DISLEXIA [consultado em 22-10-2015].



A BEM DA NAÇÃO!

Honni soit qui mal y pense!




.

Sem comentários:

Enviar um comentário