sexta-feira, 29 de maio de 2015

QUE SE LIXEM AS ELEIÇÕES!




Reitero a chamada de atenção!

(O velho do Restelo diria: "- Depois não digam que não avisei!")


Como é ano de eleições, faria o repto de obter actualizações ao estudo abaixo "linkado" (será assim que se escreve em "bom português"?)


"-Que se lixem as eleições!" ...  é uma forma de dizer, com proselitismo e institucionalmente: "- Nós "governamos"! Os outros são demagogos sem escrúpulos!"

De qualquer forma aconselho a sua re-leitura!

Acautelem-se as hostes com o "círculo de governação" promovido a "cobrador de fraque" de agências mui esotéricas!


PS: "- Costa, arrepia! Arrepia, Costa!" ou "- Costa arrepia!" (nuances) (aqui PS vale mesmo por PS)

___________________________________________________________


Segue ... direitinho ao assunto! E "pegue" nos números de 2013, 2014, e nos possíveis de 2015!
Vai "botar" em quem?! Ah!


http://da-praia-lusitana.blogspot.pt/2011/01/economias-perifericas-estao-ser.html


...fiz-me "entender"?!


Nota: felizmente ainda há gente intelectualmente honesta! Deliciem-se ... só por esta razão, pois a vassalagem é negra e aí demonstrada!

___________________________________

Apostila (já cá faltava!): Cuidado com as quatro casas! Olhem o IMI! E o financiamento da "segurança" social em restauros e re-habilitações! - entendidos?! E o testamento (1) ao Estado na hora da morte! (aliás, esta é a melhor piada política do PS! Diria mesmo que nunca outra foi tão oportuna e assassina!)

___________________________________

(1) Como usualmente:

testamento
(latim testamentum, -i)
substantivo masculino

1. Acto solene pelo qual se dispõe, para depois da morte, de todos ou de alguns bens próprios.
2. [Figurado] [Figurado] Escrito longo (carta, relatório, descrição, etc.).
3. [Depreciativo] [Depreciativo] Conjunto dos últimos despachos que em favor dos seus apaniguados faz um ministro que deixa o poder.

"testamento", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/testamento

quinta-feira, 28 de maio de 2015

VELHOS EM PAGAMENTO





A MEF ainda não tem um desenho! Precisa de CONSENSO do PS! Não falou em CORTAR as PENSÕES em PAGAMENTO?! O sistema de Segurança Social é, segundo ela e os apaniguados, INSUSTENTÁVEL!

Antes que os VELHOS estejam a PAGAMENTO, permito-me, com todas as vénias, fornecer o desenho e a forma de sustentabilidade! Fechando os olhos, pense que estão ali; à esquerda (azar de posicionamento?!) os chulos do Estado com pensões a pagamento!



 
 
Quanto a CONSENSOS com o PS ... bem, o dito lá saberá!
 

Dava-se menos trabalho ao Ratton; o Senhor de Belém - que ilustrará um roda-pé de manual de historietas deste país pequenino - é capaz de não ver inconveniente se isto revelar um normal funcionamento das instituições e um consenso dos principais (?) partidos políticos e não usará da sua capacidade de veto ou consulta prévia de constitucionalidade, pois tratar-se-á de uma "solução integrada e equânime" dos sistemas previdenciais sem destrinça entre CIDADÃOS a PAGAMENTO amesendados no ORÇAMENTO!
 
Sai mais barato! É uma questão de consenso parlamentar! (Basta 2/3 da deputação?!)
 
Não se diga que não facilitei fornecendo o "desenho" e a solução equânime!
 
 
 
Nota1: O Goya tinha destas pre-monições - não fosse aparecer, de futuro e na Península, uma loira sem ideias de governação, pelo que legou a sugestão! (Não, não há descontextualização: trata-se de uma solução para REBELDES! É nesse contexto que estamos! Até já nos chamam "A ONDA GRISALHA!")
 
Nota 2: Esperamos o consenso!
 
Nota 3: Embora nos fosse, como VELHOS EM PAGAMENTO, muito mais agradável (não é?!) uma solução COM SENSO! - mas é o Acordo Ortográfico que temos que anda a "baralhar" os néscios que têm de decidir!
 
Nota 4: A HISTÓRIA há-de ser escrita, óbvio que sempre pelos autores! Os sujeitos e objecto da solução "comprometeram-se" com elas - História e solução -  e, por isso, estão calados!
 
Nota 5: Mas Deus é grande e há-de julgar a NECEDADE vigente nos que dizem que governam!
 
 
Dizia uma Avó muito querida: "- Deus os ajude, cabeças de almude!" (*)
 
E usava a expressão desculpabilizante, frequentemente, quando adregava um destes cabrestos que não sabem qual a rédea do dono: "- A ignorância é muito atrevida!"
 
 
Apostila 1: o que vos deixo é arte e história ... um pouco de cultura não fará grande malina a s.exas.! Mas cogitem, SE FAZEM O FAVOR! ... e se forem capazes!
 
Apostila 2: o maduro é capaz de vos pôr a pensar "out of the box"! G'anda ministro, ou lá o que é, o dos TBD!


(*) Claro, já vão uns anitos - centos e tal - e os "tempos eram outros" em que as necessidades de segurança social tinham outras formas de sustentabilidade! Mas que havia sustento, ah, lá isso havia! E não havia loiras a mandar na gente; era tudo mais morenito, menos deslavado, com menos letras mas mais saber!




 
 
 
 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CRIME!

Com a devida vénia.


O que é um crime?

Crime é o comportamento que viola a lei e que como tal é punido com uma pena.

Para efeitos do Código de Processo Penal, crime é o conjunto de pressupostos de que depende a aplicação ao seu autor de uma pena ou medida de segurança criminais.
A maior parte dos crimes só é punível a título de dolo (intenção de praticar o facto); a punibilidade a título de negligência deve estar expressamente prevista na lei.
Existem penas de diversas espécies, como a admoestação, a prestação de trabalho a favor da comunidade, a multa (convertível em prisão alternativa, em certos casos), a prisão (cuja execução pode ser suspensa ou ser substituída por multa, em certos casos), existindo, também, penas acessórias (p. ex. proibição de conduzir veículos motorizados), aplicáveis a certos tipos de crime (p. ex., a condução em estado de embriaguez).
In
https://www.pgdporto.pt/proc-web/faq.jsf?ctxId=85&subCtxId=86&faqId=430&show=&offset=


“O que é um crime público?

É um crime para cujo procedimento basta a sua notícia pelas autoridades judiciárias ou policiais, bem como a denúncia facultativa de qualquer pessoa.
As entidades policiais e funcionários públicos são obrigados a denunciar os crimes de que tenham conhecimento no exercício de funções.

Nos crimes públicos o processo corre mesmo contra a vontade do titular dos interesses ofendidos.”
In

https://www.pgdporto.pt/proc-web/faq.jsf?ctxId=85&subCtxId=86&faqId=432&show=&offset=





“Artigo 272.º
Polícia


1. A polícia tem por funções defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos.

2. As medidas de polícia são as previstas na lei, não devendo ser utilizadas para além do estritamente necessário.

3. A prevenção dos crimes, incluindo a dos crimes contra a segurança do Estado, só pode fazer-se com observância das regras gerais sobre polícia e com respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

4. A lei fixa o regime das forças de segurança, sendo a organização de cada uma delas única para todo o território nacional.”

 in http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx:



"Artigo 3.º
Atribuições

1 - Em situações de normalidade institucional, as atribuições da PSP são as decorrentes da legislação de segurança interna e, em situações de excepção, as resultantes da legislação sobre a defesa nacional e sobre o estado de sítio e de emergência.

2 - Constituem atribuições da PSP:

a) Garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, bem como o pleno funcionamento das instituições democráticas, no respeito pela legalidade e pelos princípios do Estado de direito;

b) Garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a protecção das pessoas e dos bens;

 ..."

in

In Lei n.º 53/2007, de 31 de Agosto, Publicado no DR 168, Série I de 2007-08-31, Orgânica da Polícia de Segurança Pública (texto completo em http://www.psp.pt/Legislacao/Lei_53-2007.pdf )


...ende:

caracterizada a situação de envolvente legal, parece ser claro que o título de ontem e o de hoje não são descabidos!

A alarvidade da BESTA parece incluir-se em todos os requisitos que OFENDEM qualquer princípio de exercício das funções de Polícia em tempos de funcionamento normal das instituições; ofendem a Lei e a Democracia!

Vêm a lume as costumeiras desculpas e louvaminhas do exemplar comportamento da BESTA, de tal forma que se guindou a pulso na carreira desde mui novinho! E todos são com eles solidários em todos os momentos - bons e maus - que por ele tem passado! O costume em casos similares!

Agora até se alude a que o CIDADÃO ofendido o "mandou f---" e o apelidou de "f...da ..." que é assim como uma forma de dizer que o "casse-tête" da BESTA pode ser descarregado - e mais: o de aço! - sobre um CIDADÃO que está "passado" por via de uma urgente necessidade de atender aos filhos! E os colegas da BESTA ainda o vêm defender dizendo que "ele até se teve de recolher ao regaço da família reconhecendo que exorbitou" (desculpante a alegação ?! - como de costume?!)

Então se a própria BESTA reconhece ter exorbitado, para quê o famigerado inquérito?! Para nos fazer esquecer?!

Ou não estamos mesmo em normalidade institucional?!

Então a BESTA ofende a Lei a que deve obediência - desde a Constituição à Estatutária lá da corporação - e isso não é crime (por definição)?

Mais: não basta o conhecimento público transmitido urbi et orbi - sem maneirismos à Manoel Oliveira que Deus haja! - pela nossa "querida RTP" e demais canais de "mídia"(como eles dizem) do seu cometimento - ou as autoridades judiciárias não tomam a devida nota dos serviços noticiosos? - para haver imediata acção judicial?! Então não sabem que a BESTA se refugiou em casa dos paizinhos e da namorada em cujo regaço chora o seu arrependimento? Os "mídia" disseram isto, não garanto que sic mas era a ideia do arrependido pela BESTEIRADA da grossa que acabava de cometer!

---e será que o CIDADÃO o mandou mesmo f... ou o mandou para a p... que o ... ?! Acreditam?! Ontem, tinha-lhe cuspido - nnguém viu; hoje mandou-o fazer o que não queria ou não podia ou não devia ou era impossível de realizar, pelo que a BESTA disparou o armamamento mais pesado dada a impossibilidade de apenas dar voz de prisão (se fosse caso disso) ao CIDADÃO!

Agora a corporação reage como de costume: COITADINHO! Ele até é o melhor de nós todos! - calculamos o que seria se não fosse!

Facto é que deu entrada o CIDADÃO como arguido (ou réu, ou sabe-se lá o quê) num Tribunal em que a Justiça é cega - pois Juíz que se preze não vê a RTP! - e vai-se ver em palpos de aranha para se livrar da BESTA! Qu'isto de balanceamento de poderes tem que se lhe diga!

Quanto aos MENINOS, Filhos do CIDAÃO e ao Avô: não fazem parte da história, pois eles ou são demasiado jovens ... ou o velhote (poderia ser eu!) já não conta!

Os MENINOS ficaram com um abalo para o resto das vidas que ninguém ressarcirá! E o Avô é agredido brutalmente e que se não meta no barulho!



Apostila: caíu-me nas mãos um livro - daqueles "ligeiros" mas cheios de VIDA e que se chama "Os mortos não dão autógrafos"" - isso mesmo, do Nicholson! Isto é, nada tem a ver com coisa nenhuma! O CIDADÃO é que anda a ler demais! E já agora: a RTP2 anda a "passar" uma série elucidativa sobre meandros de justiça, daquela pequenina ... sim,sim, a série já tem uns anitos ... mas como aqui nos chega já tudo requentado, o que querem que vos diga?!

Apostila da apostila precedente: não tirem ilacções precipitadas, mas ilustrem-se!

Apostila das apostilas anteriores: os senhores togados deveriam de vez em quando olhar para as séries de TV e pôr á mão na consciência! Acho que deviam ordenar o arresto destes infames insultos sobre o múnus que lhes está cometido ... bem como deveriam tentar aliciar - no bom sentido, claro . a Ministra da Justiça para serem ministradas umas horitas de palestração aos senhores agentes sobre o que realmente significa ter um bastão ("casse-tête") nas unhas e sobre o estoicismo necessário a resistir (seria o caso da BESTA?) a provocações populares - coisa que, no caso, e alegadamente, não está provada! Embora se tenha admitido a apresentação do verdadeiro ofendido a Tribunal como "réu"!

Post scriptum: lembram-se dos MENINOS e do AVÔ que foram alvo de agressão psicológica e moral eles; e o velhote com dois valentíssimos murros e demais empurrões?!

A terminar: e os colegas da BESTA não são cúmplices da perpetração destes CRIMES? O respectivo inquérito - ao menos essa figura de retórica - está em elaboração sobre a sua cobertura ao BIG CHIEF! Ao BESTA desta história porca e indecente?!


Fiquemos por aqui! Aguarda-se qe a BESTA tenha a expulsão merecida da corporação! E os coleguinhas da BESTA escusam de vir com falinhas mansas sobre o empenho e liderança desta ... BESTA!


... nos meus tempos de Serviço Militar Obrigatório, havia umas forças que tinham que resistir a estes e demais improprérios sem pestanejar, para poderem exibir um crachá e uma boina vermelha! Agora qualquer "licenciado" no Calvário em "Estudos Superiores de Polícia" - ou coisa idêntica a lusófonia - tem direito ao exercício de BESTIALIDADES e cobertura correspondente!  

terça-feira, 19 de maio de 2015

P S P ?! NÃO! FOI UM MALANDRO PROMOVIDO!!

Dizem os media que foi mandado instaurar inquérito para ser apresentado em 30 dias úteis - calcula-se a precisão ! - para apurar responsabilidades!

Entretanto o CIDADÃO levou uma carga de porrada de um SELVAGEM que nem atenta em nada, nem na ofensa moral a MENORES - diga-se, naturalmente IRRECUPERÁVEL! - e nos murros BESTIAIS (aqui é de BESTA mesmo!) dados no dito AVÔ que tenta apenas chamar a atenção para a ENORMIDADE da SELVAJARIA do garboso psp!

É assim que de futuro dois menores verão a PSP: sempre que puderem vão dar fogo em cima de qualquer agente! E vão ser mais dois desiludidos com as forças da ordem que atacarão por todos os meios e sempre que puderem!

E dou-lhes razão! Se visse o meu Pai - quando eu era pequenino - e o meu Avô serem agredidos por uma BESTA fardada, não faria, de futuro, destrinça! Qualquer semelhança com o vulto e era porrada em cima dele e quanta mais melhor!

Vamos lá ensinar, agora, DEMOCRACIA e RESPEITO pelas INSTITUIÇÕES a dois miúdos que vêem tratados desta forma os seus Pai e Avô! (E deixemos de lado a argumentação do cuspo, que isso é desculpa deslavada!)

Tudo o que vimos foi um ROTWEILLER a acometer SELVÀTICAMENTE um Pai e um Avô diante dos seus descendentes menores!

Inquérito?? Diria: EXPULSÂO IMEDIATA!

E se for preciso, haja uns 10 milhões de PORTUGUESES a fazer sua esta causa por CRIME PÚBLICO perpetrado por um agente da PSP!

UM MILHÃO DE EUROS DE INDEMNIZAÇÂO não chega para apagar esta ignomínia! Aquela BESTA deveria ser internada INCOMUNICÁVEL pela PENA MÁXIMA possível!

E depois vão chamar os psicólogos da mesma corporação para acompanhar as vítimas desta BESTA?! NÃO!! O CIDADÃO vai preso, acusado de ofensas à BESTA e presente a Juíz!

Onde chegámos! Tudo invertido! A BESTA é que deveria ser presa e apresentada em tribunal por exorbitar na sua autoridade; exercer prepotência; ter agredido dois CIDADÃOS sem qualquer razão; ter moralmente ferido duas CRIANÇAS; ter desfeito psicològicamente estes MENINOS; ter agredido um idoso com escusada violência; ter excedido tudo o que se exige a uma autoridade pública; ter demonstrado indignidade para se fardar de PSP; ter demonstrado os seus mais baixos instintos e selvajaria; ter exibido um comportamento execrável para com CIDADÃOS indefesos!

(E agora, senhores dos SINDICATOZINHOS de Polícia: vamos ver o comportamento desculpabilizante pelo parco salário; ou vamos rasgar as vestes perante o comportamento desta BESTA?!)

Diga-se o que se quiser: também os impávidos "colegas" da BESTA principal não mexeram um dedo para evitar esta selvajaria inominável! Isto parece mais um "gang" desses que andam para aí nas "redes sociais" a bater em gente e miúdos indefesos!


Nota 1: o castigo exemplar desta BESTA - com imediata EXPULSÃO da corporação - não deve esperar os 30 dias 30 úteis para concluir aquilo que 10 milhões de portugueses viram! E aqui não houve montagem da "reportagem"; são imagens em "bruto" - do bruto, da BESTA em causa!

Nota 2: Claro que já sabemos o que são os agrupamentos de adeptos clubistas! Persiga-se todo o desvario que eles cometem! É inqualificável, a todos os títulos, o comportaento destes "intocáveis"! Ordem nos desordeiros! Aqui, parece que a psp se acagaçou! Forte com os fracos e fraca com os "fortes"?!

Nota 3: Parece que ofender menores é CRIME PÚBLICO! E instaura-se um INQUÉRITO a terminar em 30 dias 30 úteis?! Estes senhores devem estar doidos! E a PGR carece de denúncia/queixa para proceder pelos seus meios? E a IGAP anda a dormir?


ABAIXO AS BESTAS!
 
 
Nota 4: o perre pronunciou-se ... ou olhou para o lado, pois isto não tem a ver com o seu múnus?! Visto de Belém deve ter outro "encaminhamento"! É o normal funcionamentodas instituições!
 
 
Apostila: Insisto reiteradamente no qualificativo de BESTA ... pois fiquei siderado de horror e indignação perante a ocorrência de que aquela BESTA foi "estrela"!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

20 EUROS 20 - TARIFAS DE AEROPORTOS! Vamos ter "chauffeurs" EUROPEUS!

...muita ignorância e má-fé anda por estes lados!

Então não querem lá ver que se pretende fazer pagar 20 EUROS 20 por uma deslocação do ou para o aeroporto de Lisboa, usando TAXI!?

...e depois vêm com os exemplos do "lá fora"!

Sabem de que falam?

A quanto kilómetros está o Aeoroporto de Bruxelas da Cidade de Bruxelas? A quanto quilómetros está o Aeroporto de Londres da Cidade de Londres?
A quantos kilómetros está o Aeroporto de Orly de Paris?
A quantos quilómetros está o Aeroporto de Budapeste da capital?
A quantos kilómetros está o Aeroporto de Praga da Cidade de Praga?

...etc., etc., etc. ?!

São capazes de nos dizer que tudo isto é comparável com o Aeroporto de Lisboa?! Onde está? No Montijo, em Alcochete, na Ota, no Poceirão, em Beja?

Se fosse "lamber sabão" a cáfila de "motoristas do aeroporto"? ... e já agora os que autorizarem esta medida!

Vão ter farda? De que côr? E bonnet?
Vão falar português - em vez daquele linguajar ordinário que resmungam quando a "corrida" é ali para a Almirante Reis ou coisa mais pertinho?
Vão ter carrinhos impecàvelmente limpinhos?
Vão manter a taxa por bagagem? (sim, qu'isto de vir de avião com mala é um luxo!)
Vão ser gentis com novos e velhos?
Vão abrir a porta a clientes e fechá-la suavemente?
Vão saber fechar janelas quando a sua abertura incomoda os clientes?
Vão passar recibo sem ser necessário solicitar-lho? Ou vão mandar o cliente à merda por via do recibo requerido?!
Vão exigir gorjeta, apesar do 20 EUROS 20?
Vão aumentar, proporcionalmente, os táxis nas "partidas" para se "fingirem" mais baratos?
Vão frequentar aulas de boa-educação?
Vão silenciar o relato de futebol que não interessa a um cansado cliente?
Vão continuar a fumar no carro?
Vão continuar a soltar impropérios a todos os automobilistas que eles entendem estar a atrasar-lhes o serviço?
Vão continuar a acelerar acima dos 60 km/h - ou muito mais - sempre que "não vão com a cara do cliente"?
Vão ser submetidos a inspecção de alcoolemia inopinadamente antes de "arrancar" com um cliente chegado de uma estafadeira de avião?
Vão ser submetidos a testes de corte de cabelo - sem cristas nem franjas - de preferência lavadinhos?
Vão manter o cheirinho a sovaco no ambiente "familiar" do seu carrito?
Vão continuar a trancar as portas dos clientes ... pois isto é tudo uma "cambada" de assaltantes?
Vão ter teste de condução segura e aprazível?
Vão ... vão ... vão aprender línguas?
Vão deixar de roer a refeição enquanto conduzem?
Vão deixar de telefonar - telemóveis - enquanto "conduzem"?
Vão aprender alguma coisa sobre Lisboa e os melhores sítios para visitar?

Ou é só futebol?! "Política" e "gajas" também é prato-forte do repasto velocimétrico?!

... é que 20 EUROS 20 com um burgesso agarrado ao volante é demais!

... e a associação lá deles aplaude; os alarves do governo a que temos direito subscrevem; os edis aceitam ... e o TURISMO da CAPITAL agradece, n'é?!

Pensava que umas viagens ao estrangeiro serviriam para "dar mundo" e visão aos nossos "governantes"?! Mas não! São 20 EUROS 20 que querem?! Não vamos deixar de garantir o laissez-faire-laissez-passer!

Nota: "à mama se põe a ana" para "perceber" 1 EURO 1 por cada frete de táxi!

É fartar vilanagem!!!


PS: aqui pus mesmo PS - depois votem no António! Ele não reverte as medidas que negociou! Só as dos outros! (Mas são só promessas, qu'isto de brâmanes tem que se lhe diga! Têm um mantra diferente!)

Apostila: Já viram quanto ganha um "estrangeiro"? Já viram qual é o PIB/capita dos que nos visitam? Já viram qual o salário médio LÍQUIDO destes senhores que usam os aeroportos e que falam diversamente da nossa língua vulgar? É que "eles" são "eles" ... e a gente é a gente! Veio à baila essa dos salários médios para se perceber que há países da nossa "querida união" que são 4-vezes-4  o do portuguesito! Não nos engodem que não somos alvares! Atentemos que os portugueses também voam ... mas "roubar" - e logo "à chegada" ! - é demais! (demais, sim,"tudo pegado" sem "tracinho nem espaço qu'isso é doutro mais castelar que eu!)

__________________________

Como usual, é escolher o significado, pois não quero ser - alegadamente - mal entendido.:

alarve
(árabe al-arab, os árabes)


1. Que ou o que é rústico, selvagem, brutal.

3. Que ou o que estúpido, parvo.

3. Que ou o que come excessivamente. = COMILÃO, GLUTÃO

"alarves", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/alarves [consultado em 18-05-2015].

sábado, 9 de maio de 2015

ARREPIA, COSTA, ARREPIA!

Enquanto vomecês me aturarem a ignorância, insistirei em que as contas que o Costa mandou fazer a uns doutores professores laureados e estrangeirados na excelência dos conhecimentos que lá por essas bandas de fora se adquirem estão erradas, pois as premissas são do domínio da adivinhação mais canhestra que as maias da nossa televisão poderiam apresentar para gáudio de plateias compradas com pequeno-almoço e aplauso obrigatório!

Os cortes, esses,são certos e certeiros, pois as contas dos totais são conhecidas; donde, mais percentagem menos percentagem, lá conseguem arrumar um consenso aritmético nas grandezas da mal-feitoria. Nas rendas de compensação dir-se-ia que inventaram novas formas de adivinhação para prover os cofres da previdência!

Os senhores doutores professores laureados e estrangeirados na formação entendem que nós - nós,aqui, é uma figura de estilo - vamos crescer!
"- Mas como, senhores doutores professores laureados?!" perguntaria a gente com o atrevimento da ignorância.
Então não querem ver que descobriram forma de sustar o nanismo económico e de incrementar a insignificância dos réditos?!
"- Simples, CIDADÃOS alvares! - diriam os referidos senhores doutores professores laureadose e estrangeirados -. Decresce-se, nos salários, o desconto para a previdência e os queridos colaboradores começam a ter disponível mais renda mensal para a família e incremento do consumo, dando fôlego ao crescimento da economia!"

Lá que parece credível, parece! Mas fizeram as contas e isso vai dar em quê? Cá pelos lares do comuns dos Cidadãos, isso deve significar - para já, pois ver-se-á o resto - um copito de leite a mais na mesa do dia! O reverso da medalha é que, quando se aproximar a reforma, a dita  difluíu:não se vê pelo tamanho ou pela ausência! Mas, nessa altura, os doutores professores laureados e estrangeirados já "passaram a outra" e não estarão disponíveis para o ajuste com a espoliação!

Lá para as ditas eminências o problema não se põe por isenção às misérias que os tachos coleccionados com estudo aturado e opinião dada pro bono garantem com toda a previsibilidade. Isto é um supônhamos calculado para os nossos queridos patrícios que não sabem viver senão agarrados ao biberão do emprego e do trabalho e designados por estimados colaboradores!

Da mesma forma, e com a mesma incidência, as pardas eminências afirmam aos empregadores e empreendedores deste País que o decréscimo da TSU  na sua contribuição dará para criar mais postos de trabalho e incrementar o produto interno (bruto). É que é esse o destino da "poupança" - aliás, pela dimensão da coisa, é onde vão já a correr disponibilizar a receita!

...e dito o que, o País vai florescer, a economia crescer, e a cobrança aumentar enchendo os cofres da previdência com esta abordagem astuta e experienciada! Há inúmeros exemplos que se poderá dar, por esse mundo fora! Repare-se nos ajustamentos feitos na Etiópia do sei-lá-se-é - o que andou por aí e continua a escrevinhar relatórios primaveris sobre o país dos outros!

...mas - como diria o alienígena- perguntar não ofende: "- E a receita instalada nos últimos 4 anos neste campo experimental já conseguiu dar os frutos antecipados pelo sei-lá-se-é (eu não sei se é, diga-se alegadamente) ?

A dívida pública não pára de crescer, conquanto pagos pontualmente os juros e as "tranches" - ou lá como lhe chamam, que ainda não aprendemos este linguajar dos espíritos-santos e dos costas e bavas e demais tralha económica e disléxica -? Não demos por tal! E os mesmos insistem nos "ajustamentos" e demais eufemismos (até o santo costa do bdep já alinha na fórmula depois de tudo o que se viu - ele não, não viu e não dispunha de informação relevante que o levasse a agir diferentemente!)!

Diremos mais: nós, os ignaros, os lerdos, os que trabalham ou trabalharam, olhando para os boletins de primaveras e outonos ficamos de boca aberta com estes doutores professores e estrangeirados economistas que se atrevem a propor mais do mesmo sem reparar que a receita incrementada e a "aconselhada" tem a mesma natureza e nada emenda?!

Ficamos a saber que são todos da linha das inelutáveis opções que hão-de destruir a EUROPA e fazer dela uma europazinha de amanuenses curtos-de-vistas!

Atrevo-me a deixar um conselho ao sr Costa do PSP, em letras gordas como convém, para evitar os mal-entendidos, pois a gente vai vendo pela aragem quem vai na carruagem:


ARREPIA, COSTA, ARREPIA!
 
Manda pôr um capítulo primeiro com os objectivos POLÍTICOS, e que sigam as contas para a sua consecução depois!
 
Mas manda fazer o capítulo inicial com CERTEZAS POLÍTICAS, tais como: a DÌVIDA é ODIOSA e vai ter de ser revista!
 
 
______________________________
 
 
Apostila - A senhora da fazenda vai dizendo que tem os cofres cheios (eu sei, já o escrevi antes, mas convém insistir)! Mas estes senhores não enxergam que os ditos estão cheios de DÍVIDA?! Anda a espoliar-nos para garantir o seu pagamento! Não, não é para alívio fiscal ou sustentabilidade da Segurança Social! Disso não cuida!
Antes, em nota de tempo passado, poderão consultar as "mensalidades" que teremos de pagar para "solver" a "dívida"! O que ali se demonstra é o que estes senhores doutores professores laureados e estrangeirados não assumem: vão "roubar" à Segurança Social - com as medidas que aconselham ao Costa do PSP - o equivalente a 2-anos-2 ou 3-anos-3 de pagamentos espúrios, e altamente discutíveis, aos FMI, BCE e "U E" ! E os sr Costa do PSP não enxerga o engodo em que os conselhos "pro bono" o induzem?!
 
...embora diga que pode haver retrocesso nas medidas quando forem governo (?) e melhor conhecerem o que só (?) o fisco conhece! Onde já ouvimos isto?! Alembra-me conversa de há 4 anos! - ao arrepio de todas as promessas! E a UTAO não serve para informar pùblicamente os "erros" dos "ajustamentos"? - ou isto é outra conversa?!
 
 
 
 


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nihil sub sole novum

...diríamos mesmo que tudo se mantém!

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!

Os mesmos de sempre, conquanto agrupados, hão-se sempre gerar as mesmas coisas!
Individualmente, vão-se chegando mais às opções próprias, não fosse a natureza torná-los desviantes das convicções e asserções doutorais!

Afinal, CONSENSO UMA OVA!

Parecia que estava redigido o recipe universal e mais transversal possível ... e sai-nos é uma solução atravessada!

Afinal sempre haveria umas discordânciazitas, que isto de ciência tem o que se lhe diga!

Quando se começa a descascar a coisa e se lhe retira a polidez da cobertura, começam a ser aparentes as incongruências da dita parida!

Agora descobrem uns que os mais desfavorecidos ... ficam mais favorecidos! Descobrem outros que, no fim de contas, não será bem assim pois estar-se-á a puxar para o abaixamento geral!

E depois há soluções que preconizam a dinamização da economia ... que é o que se tem visto! Então ainda há quem acredite que dando uns pòzinhos em salários miseráveis se vai incrementar o consumo de forma compensatória para os réditos posteriores da Segurança Social! É um fartote de rir!

E todos se baseiam no mesmo cenário: a DÍVIDA INEXISTE! (como diria a dona esteves) É coisa que não incomoda os cenógrafos!

Lá mais para as calendas gregas se verá se havemos de nos preocupar! A senhora da fazenda e do estado da coisa a que isto chegou mantém-se firme a desmentir os colegas lá dela na europa "unida": Eles vêem a dívida ... e ela diz que tem os cofres cheios! (Não diz é que se trata de mais dívida!)

Portanto, como a dívida é para ir gerindo (onde já ouvi este "absurdo"! na Grécia??!!) no entendimento transversal dos "especialistas", quem somos nós para dizer que isto ainda nos vai trazer amargos de boca! Eles é que estudaram ... e não sabem, contudo, como resolver aqueles milhares de milhões anuais; ende, esquecer esse "problemazito" é melhor!

Ora aqui reside a POLÍTICA no que tem de gestão do BEM PÚBLICO e nas verdadeiras opções por um ESTADO de DIMENSÃO DEMOCRÁTICA e SOCIAL!

Mas quanto a este assunto ... andam os senhores do dito "círculo de governação" (que é, alegadamente, equivalente a uma "clique de arranjistas" sem destrinça de coloração, conquanto pareça havê-la na tv cá de casa) a assobiar para o ar! Ora aqui está a TEMÁTICA de destrinça entre uma sociedade de bem-estar PARA TODOS e uma sociedade de bem-estar PARA ALGUNS! (esta última  corroborada e enaltecida nas últimas afirmações públicas do coelho peme exemplificando o empreendedor-tipo cuja vida exemplar de dedicação à coisa pública - como se sabe, é sempre desta dedicação que nascem as ideias de grandeza e a dinâmica de apropriação do que é nosso -  e se relevou em sessão de recíprocos elogios!).

Pois diria que é nestas "diferenças" que andamos enganados; transversalmente enganados! E não assumem a vergonha das propostas onde de política nem "rascunho" chegam a ser as parcas linhas mal alinhavadas que são dedicadas a temáticas sociais! (Toma lá imposto, ressuscita lá imposto, tem o Estado por parente e legatário; desconta lá menos na TSU e depois logo se vê; diz-se que se repõe uns míseros subsídios para quem não ganhar SEQUER a fortuna constituída por mais ou menos 500 euritos mensais ... e distribuem-se assim umas prebendas parcas para não termos vergonha de não esmolar na rua pois o Estado já providenciou em termos!

É uma VERGONHA, senhores CONCIDADÃOS!

Esperava-se mais qualquer coisita de arrojo num COSTA que continua a cavalgar o burro de carriche, sem mais arrojo nem voluntarismo! Ficou-se naquela bravata! Perdeu-se (e engordou!)!



Há falta de coragem no enfrentamento da realidade! E o POVO, NÓS, ficamos sem a sombra de protecção do governo do País!



("Eles" vão todos seguir o exemplo do gaspar! Bem pagos, sem impostos, ucharias, a falar estrangeiro, com paueres póintes dos bons, folhas de eiscel novinhas ... e o afago das lagardères que é coisa de se lhe tirar o chapéu! Enfim: aconchegadinhos, depois de tanta trepação no escorrega do carreirismo! Trata-se "deles"! mais exemplos ... para quê? Onde residiria a moral no desvendamento público de suas graças?!)





Apostila 1 - E depois anda o do restelo por noruegas a apalpar o bacalhau real do norte e a amandar papos sobre o país lá dele! É um despautério! Um, por aqui, apresenta os exemplares mais marados do empreendedorismo nacional; o outro anda a mexer no peixe com sulfitos e outros produtos que dão lá para o norte aos coisos que depois exportam! Cada um tem o que tem; e o País está pobrezinho, não pode aspirar a mais!


Apostila 2 - Estava cá a cogitar se não pagássemos a dívida aos senhores lá da "união", se íamos presos ou quê?! É assim uma maneira de "estar em linha" com os credores: eles apertam e a gente manda-os para a falência! Era uma opção menos atravessada (ou transversal, como "eles" dizem).


Até ver. Fico-me por aqui, desiludido com tanta sabedoria desperdiçada ... e tanto engodo!

NINGUÉM VÊ QUE NÃO HÁ DIFERENÇAS!
 
 
Pois como disse acima

Nihil sub sole novum!
.
.. e depois admirem-se!