quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nihil sub sole novum

...diríamos mesmo que tudo se mantém!

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!

Os mesmos de sempre, conquanto agrupados, hão-se sempre gerar as mesmas coisas!
Individualmente, vão-se chegando mais às opções próprias, não fosse a natureza torná-los desviantes das convicções e asserções doutorais!

Afinal, CONSENSO UMA OVA!

Parecia que estava redigido o recipe universal e mais transversal possível ... e sai-nos é uma solução atravessada!

Afinal sempre haveria umas discordânciazitas, que isto de ciência tem o que se lhe diga!

Quando se começa a descascar a coisa e se lhe retira a polidez da cobertura, começam a ser aparentes as incongruências da dita parida!

Agora descobrem uns que os mais desfavorecidos ... ficam mais favorecidos! Descobrem outros que, no fim de contas, não será bem assim pois estar-se-á a puxar para o abaixamento geral!

E depois há soluções que preconizam a dinamização da economia ... que é o que se tem visto! Então ainda há quem acredite que dando uns pòzinhos em salários miseráveis se vai incrementar o consumo de forma compensatória para os réditos posteriores da Segurança Social! É um fartote de rir!

E todos se baseiam no mesmo cenário: a DÍVIDA INEXISTE! (como diria a dona esteves) É coisa que não incomoda os cenógrafos!

Lá mais para as calendas gregas se verá se havemos de nos preocupar! A senhora da fazenda e do estado da coisa a que isto chegou mantém-se firme a desmentir os colegas lá dela na europa "unida": Eles vêem a dívida ... e ela diz que tem os cofres cheios! (Não diz é que se trata de mais dívida!)

Portanto, como a dívida é para ir gerindo (onde já ouvi este "absurdo"! na Grécia??!!) no entendimento transversal dos "especialistas", quem somos nós para dizer que isto ainda nos vai trazer amargos de boca! Eles é que estudaram ... e não sabem, contudo, como resolver aqueles milhares de milhões anuais; ende, esquecer esse "problemazito" é melhor!

Ora aqui reside a POLÍTICA no que tem de gestão do BEM PÚBLICO e nas verdadeiras opções por um ESTADO de DIMENSÃO DEMOCRÁTICA e SOCIAL!

Mas quanto a este assunto ... andam os senhores do dito "círculo de governação" (que é, alegadamente, equivalente a uma "clique de arranjistas" sem destrinça de coloração, conquanto pareça havê-la na tv cá de casa) a assobiar para o ar! Ora aqui está a TEMÁTICA de destrinça entre uma sociedade de bem-estar PARA TODOS e uma sociedade de bem-estar PARA ALGUNS! (esta última  corroborada e enaltecida nas últimas afirmações públicas do coelho peme exemplificando o empreendedor-tipo cuja vida exemplar de dedicação à coisa pública - como se sabe, é sempre desta dedicação que nascem as ideias de grandeza e a dinâmica de apropriação do que é nosso -  e se relevou em sessão de recíprocos elogios!).

Pois diria que é nestas "diferenças" que andamos enganados; transversalmente enganados! E não assumem a vergonha das propostas onde de política nem "rascunho" chegam a ser as parcas linhas mal alinhavadas que são dedicadas a temáticas sociais! (Toma lá imposto, ressuscita lá imposto, tem o Estado por parente e legatário; desconta lá menos na TSU e depois logo se vê; diz-se que se repõe uns míseros subsídios para quem não ganhar SEQUER a fortuna constituída por mais ou menos 500 euritos mensais ... e distribuem-se assim umas prebendas parcas para não termos vergonha de não esmolar na rua pois o Estado já providenciou em termos!

É uma VERGONHA, senhores CONCIDADÃOS!

Esperava-se mais qualquer coisita de arrojo num COSTA que continua a cavalgar o burro de carriche, sem mais arrojo nem voluntarismo! Ficou-se naquela bravata! Perdeu-se (e engordou!)!



Há falta de coragem no enfrentamento da realidade! E o POVO, NÓS, ficamos sem a sombra de protecção do governo do País!



("Eles" vão todos seguir o exemplo do gaspar! Bem pagos, sem impostos, ucharias, a falar estrangeiro, com paueres póintes dos bons, folhas de eiscel novinhas ... e o afago das lagardères que é coisa de se lhe tirar o chapéu! Enfim: aconchegadinhos, depois de tanta trepação no escorrega do carreirismo! Trata-se "deles"! mais exemplos ... para quê? Onde residiria a moral no desvendamento público de suas graças?!)





Apostila 1 - E depois anda o do restelo por noruegas a apalpar o bacalhau real do norte e a amandar papos sobre o país lá dele! É um despautério! Um, por aqui, apresenta os exemplares mais marados do empreendedorismo nacional; o outro anda a mexer no peixe com sulfitos e outros produtos que dão lá para o norte aos coisos que depois exportam! Cada um tem o que tem; e o País está pobrezinho, não pode aspirar a mais!


Apostila 2 - Estava cá a cogitar se não pagássemos a dívida aos senhores lá da "união", se íamos presos ou quê?! É assim uma maneira de "estar em linha" com os credores: eles apertam e a gente manda-os para a falência! Era uma opção menos atravessada (ou transversal, como "eles" dizem).


Até ver. Fico-me por aqui, desiludido com tanta sabedoria desperdiçada ... e tanto engodo!

NINGUÉM VÊ QUE NÃO HÁ DIFERENÇAS!
 
 
Pois como disse acima

Nihil sub sole novum!
.
.. e depois admirem-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário