sábado, 9 de maio de 2015

ARREPIA, COSTA, ARREPIA!

Enquanto vomecês me aturarem a ignorância, insistirei em que as contas que o Costa mandou fazer a uns doutores professores laureados e estrangeirados na excelência dos conhecimentos que lá por essas bandas de fora se adquirem estão erradas, pois as premissas são do domínio da adivinhação mais canhestra que as maias da nossa televisão poderiam apresentar para gáudio de plateias compradas com pequeno-almoço e aplauso obrigatório!

Os cortes, esses,são certos e certeiros, pois as contas dos totais são conhecidas; donde, mais percentagem menos percentagem, lá conseguem arrumar um consenso aritmético nas grandezas da mal-feitoria. Nas rendas de compensação dir-se-ia que inventaram novas formas de adivinhação para prover os cofres da previdência!

Os senhores doutores professores laureados e estrangeirados na formação entendem que nós - nós,aqui, é uma figura de estilo - vamos crescer!
"- Mas como, senhores doutores professores laureados?!" perguntaria a gente com o atrevimento da ignorância.
Então não querem ver que descobriram forma de sustar o nanismo económico e de incrementar a insignificância dos réditos?!
"- Simples, CIDADÃOS alvares! - diriam os referidos senhores doutores professores laureadose e estrangeirados -. Decresce-se, nos salários, o desconto para a previdência e os queridos colaboradores começam a ter disponível mais renda mensal para a família e incremento do consumo, dando fôlego ao crescimento da economia!"

Lá que parece credível, parece! Mas fizeram as contas e isso vai dar em quê? Cá pelos lares do comuns dos Cidadãos, isso deve significar - para já, pois ver-se-á o resto - um copito de leite a mais na mesa do dia! O reverso da medalha é que, quando se aproximar a reforma, a dita  difluíu:não se vê pelo tamanho ou pela ausência! Mas, nessa altura, os doutores professores laureados e estrangeirados já "passaram a outra" e não estarão disponíveis para o ajuste com a espoliação!

Lá para as ditas eminências o problema não se põe por isenção às misérias que os tachos coleccionados com estudo aturado e opinião dada pro bono garantem com toda a previsibilidade. Isto é um supônhamos calculado para os nossos queridos patrícios que não sabem viver senão agarrados ao biberão do emprego e do trabalho e designados por estimados colaboradores!

Da mesma forma, e com a mesma incidência, as pardas eminências afirmam aos empregadores e empreendedores deste País que o decréscimo da TSU  na sua contribuição dará para criar mais postos de trabalho e incrementar o produto interno (bruto). É que é esse o destino da "poupança" - aliás, pela dimensão da coisa, é onde vão já a correr disponibilizar a receita!

...e dito o que, o País vai florescer, a economia crescer, e a cobrança aumentar enchendo os cofres da previdência com esta abordagem astuta e experienciada! Há inúmeros exemplos que se poderá dar, por esse mundo fora! Repare-se nos ajustamentos feitos na Etiópia do sei-lá-se-é - o que andou por aí e continua a escrevinhar relatórios primaveris sobre o país dos outros!

...mas - como diria o alienígena- perguntar não ofende: "- E a receita instalada nos últimos 4 anos neste campo experimental já conseguiu dar os frutos antecipados pelo sei-lá-se-é (eu não sei se é, diga-se alegadamente) ?

A dívida pública não pára de crescer, conquanto pagos pontualmente os juros e as "tranches" - ou lá como lhe chamam, que ainda não aprendemos este linguajar dos espíritos-santos e dos costas e bavas e demais tralha económica e disléxica -? Não demos por tal! E os mesmos insistem nos "ajustamentos" e demais eufemismos (até o santo costa do bdep já alinha na fórmula depois de tudo o que se viu - ele não, não viu e não dispunha de informação relevante que o levasse a agir diferentemente!)!

Diremos mais: nós, os ignaros, os lerdos, os que trabalham ou trabalharam, olhando para os boletins de primaveras e outonos ficamos de boca aberta com estes doutores professores e estrangeirados economistas que se atrevem a propor mais do mesmo sem reparar que a receita incrementada e a "aconselhada" tem a mesma natureza e nada emenda?!

Ficamos a saber que são todos da linha das inelutáveis opções que hão-de destruir a EUROPA e fazer dela uma europazinha de amanuenses curtos-de-vistas!

Atrevo-me a deixar um conselho ao sr Costa do PSP, em letras gordas como convém, para evitar os mal-entendidos, pois a gente vai vendo pela aragem quem vai na carruagem:


ARREPIA, COSTA, ARREPIA!
 
Manda pôr um capítulo primeiro com os objectivos POLÍTICOS, e que sigam as contas para a sua consecução depois!
 
Mas manda fazer o capítulo inicial com CERTEZAS POLÍTICAS, tais como: a DÌVIDA é ODIOSA e vai ter de ser revista!
 
 
______________________________
 
 
Apostila - A senhora da fazenda vai dizendo que tem os cofres cheios (eu sei, já o escrevi antes, mas convém insistir)! Mas estes senhores não enxergam que os ditos estão cheios de DÍVIDA?! Anda a espoliar-nos para garantir o seu pagamento! Não, não é para alívio fiscal ou sustentabilidade da Segurança Social! Disso não cuida!
Antes, em nota de tempo passado, poderão consultar as "mensalidades" que teremos de pagar para "solver" a "dívida"! O que ali se demonstra é o que estes senhores doutores professores laureados e estrangeirados não assumem: vão "roubar" à Segurança Social - com as medidas que aconselham ao Costa do PSP - o equivalente a 2-anos-2 ou 3-anos-3 de pagamentos espúrios, e altamente discutíveis, aos FMI, BCE e "U E" ! E os sr Costa do PSP não enxerga o engodo em que os conselhos "pro bono" o induzem?!
 
...embora diga que pode haver retrocesso nas medidas quando forem governo (?) e melhor conhecerem o que só (?) o fisco conhece! Onde já ouvimos isto?! Alembra-me conversa de há 4 anos! - ao arrepio de todas as promessas! E a UTAO não serve para informar pùblicamente os "erros" dos "ajustamentos"? - ou isto é outra conversa?!
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário