sexta-feira, 5 de abril de 2013

A ALEMANHA PERIFÉRICA


... vai dito, em nota anterior, que isto de periferia tem que se lhe diga! Deixando de ser um conceito físico-matemático-geográfico, e passando a valer o que valem as ratações das ditas empresas de notação, bem como critérios ditos financeiros, havemos de convir que a germânia - mesmo que revestida de mantos diáfanos (e isto não é qualquer brejeirice sobre a nudez da chancelerina!) - se encontra a braços com as imparidades - "conceito" que tem tradução em vulgar: aldrabices de contas - e demais e conexas desonestidades, alegadamente - friso alegadamente para evitar confusiones - detectadas no DEUTSCHE BANK! Meu Deus (que Deus me perdoe o uso do Seu nome no contexto!)! A Alemanha tem coisas destas?! E por demais na sua "joia da coroa"!? Quem diria?! Se isto é assim no Deutsche Bank, o que irá nos "landerbanks" (passe o neologismo!)? Será por isto que os ditos não sofreram testes de stress? (Este é outro conceito controvertido: os inanimados terem stress! A menos de correspondência à ulrichiana expressão de "aguenta"!). Tão cheiinho de produtos tóxicos -, alegadamente, segundo a comunicação social - que é outra forma de designar os desmandos dos sócios-gerentes do estanco germânico, que as contas não se aguentaram! ("Os Verdes" têm razão: não se deve usar produtos genèticamente modificados. Mas os da banca ainda não ligam muito ao "minuto verde"!) E agora, germânia, ufana da sua solidez e luterana existência?! Passou-se aos periféricos! Uma inspecçãozinha...e mudou de substância e ontologia, digamos! O que resultará de um aprofundamento de análise das contas - óbvio, por gente independente (não disse a goldman sachs por razões que parece serem óbvias, alegadamente, segundo a comunicação social - eu já pus esta ressalva?) - por exemplo, por representantes eleitos pelos pequenos depositantes cipríacos, só por exemplo e imparcialidade, 'tá bem de ver! E por representantes do Eire, da Esparta antiga e da nobre Atenas! E da Lusitânia? Seria a vingança dos PIGS?! Ou seria oportuna a cabal demonstração do assalto que os ditos robustos bancos da Europa - e certificados pela Goldman & Cª -perdida nas brumas do Norte Centro e que abomina a alegria e o sol do Sul, têm feito à demais periferia?! Não estaria mal visto! (Com o Constâncio não vale a pena contar, dada a miopia que o diminui nestas coisas de supervisão bancária! Digo eu, alegadamente, pois o BPN era português, e o BPP e ele não deu por nada, pois tinha uns consultores a soldo para os respectivos estudos de supervisão...e nada, e foi o que foi: uma raspadinha completa! Com o Draghi...é demasiado italiano para essa inspecção aos saldos; ele é mais assim para o negócio por grosso, como o BCE que tem máquinas como as do midas mas que ele se recusa a pôr em funcionamento não vá a merkel perder as eleições em setembro...se lá chegarmos!)

Até que enfim! Estamos bem acompanhados! Deutsche Bank über alles! Bem-vindo aos pigs! Alemanha, bem-vinda à periferia! Agora somos da mesma igualha!

Afinal isto de pepinos financeiros é contagioso, não é apenas doença endémica dos periféricos! Ou seja: é capaz de mutação genética esta coisa dos produtos tóxicos, especialmente na banca!

O BCE o que dirá? Ainda há depósitos no Deutsche Bank...ou foram avisados os interessados para emigrar para as virgens inglesas?! (as ilhas, entenda-se!).

Agora quem vai pagar o resgate?! Vale aqui a teoria cipríaca...ou foi remédio sem efeito e na germânia não passaria de placebo?! (este étimo ainda não o vi aplicado pelos do economês!). Será agora a vez dos eurobonds - essa panaceia só para comportadinhos e obedientes!?

O brocardo "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" será útil...vamos pensar nisso!


Nota: a chancelerina é mesmo assim? Ou é impressão internética com muito photoshop?! Não aprecio estas divulgações de intimidades públicas (passe a contradição dos termos!)! Mas mostrar a verdade de vez em quando tem a sua virtude!


Sem comentários:

Enviar um comentário