segunda-feira, 20 de maio de 2013

CONSELHO DE ESTADO


...post troica...fizeram o TPC?! Então vamos lá ver.

Começando por aqui. Só branco?! Não tinha tinta? E o próximo...e o próximo...tudo branco?! Valha-me a minha virgem maria! Então eu reúno o Conselho de Estado para nos focalizarmos no futuro e os senhores vêm em branco! Ó Liberato! O que escreveste na convocatória? Traz lá isso, pàzinho! Depressa!...Foi esta a convocatória?! "Qual a sua visão de futuro no post troica"?! "Esperamos um contributo vosso na reunião de 20/5, para a qual vexa fica desde já convocado. Obrigado pela presença e contributos."

O que irei escrever no meu próximo roteiro? Vexas desgraçam-me! Terei de arranjar um prólogo do tamanho do volume para disfarçar o contributo de Vexas.! Nunca pensei tanta incompetência! Até parece que o Borges anda com razão!

Isto era o "coiso"! Ou a convocatória estava mal redigida, ou sexas do CE não entenderam...ou preferiram não perturbar o regular funcionamento das instituições, não sugestionando o pr nas suas decisões soberanas.

Mas tenho cá p'ra mim que a sessão não acabou "à porrada" porque ainda está lá o Liberato para se opor à violência do senhor silva, chamando-o à razão (?) e ao momento e ao lugar:

- "Ó senhor presidente, isto aqui não é o poço de boliqueime! Isto ainda é o Palácio...conquanto a entrada esteja designada por "pátio dos bichos", tudo o que ali entrou é escol, e do bom! Não convém achavascar o ambiente, por favor! Vexa contenha-se...já sabemos que nunca erra, mas tem aquele defeitozito, com sua licença, de não ler os jornais e depois dá nisto. A troica ainda cá está...e a convocatória tinha uma temática futurologista e a maia não estava disponível hoje!  Foi o que se arranjou! E muito educados foram todas as suas excelências comparecidas que fizeram o que puderam para agradar a vexa! Contenha-se lá! Acalme-se! Olhe, trepe ali para o jarrão das malvas e faça piu-piu, que isso já passa! Não, a primeira dama hoje não está apresentável! Está a fazer as migas e a preparar as malas para a ida à "mariani"! Sim, a "mariani"! Então não se lembra da TSU do desviado da realidade para os aposentados?! Não dava para continuar na "coelha"! Isso eram cavalarias muito altas...bem, antes da tsu dos aposentados e dos cortes de convergência...

E vai daí ouviu-se um rugido tremendo no páteo dos bichos:

- "Convergência, a pata que o pôs!! E andámos a fiar-nos no desviado mental! Razão tinha o Nogueira (Leite, António de sua graça, e Professor Doutor, que eu, nisto de capelos, mantenho as distâncias!): o gajo "deu conta" das alavancas! "

E foi no que deu o Conselho de Estado: no estado do conselho!

Belém desvairou...e a maria não fez mais aparições! Fugiu para boliqueime! E não levou o burro, foi a pé e tudo! Consta que se dedica ao artesanato...e anda a ver se há ainda bombas disponíveis, pois parece que o combustível vai subir - mais uma vez - e pode ser uma oportunidade investir agor o empreendedorismo de família!

"- A ver vamos! Se não  faltar quem fuja pela via do infante, pode ser que por aqui as coisas se componham, que ele nunca foi de agronomias; é mais de petróleos, derivados e complementos! Enquanto conseguir segurar na mangueira, pode ser que a gente se vá aguentando! Mas é muita miséria, com a idade dele...e a "panache" que tinha em ser pr! Acabou-se! Os do CE não o percebem...e eu vou percebendo agora que é difícil de falar com ele, pois tem visões de gajeiro nas gáveas de naus perdidas! O que vai servindo é o cheirinho familiar a aditivos, embora seja um pouco tóxico, não se compara aos suópis! É mais levezinho! Com uma sandes de presunto e um copito de três, vai-se governando! E eu...olha, vou aparecendo de vez em quando como primeira dama de rosa vestida e com o chapéu de palha de bunho meio carcomido, mas mantém-se a dignidade que se pode! Já houve tempos, já houve! Já ouve sonhos, já houve! Agora vivemos de saudades! O mal foi ele ter convocado o conselho com aqueles sábios todos para discutir o post troica! Todos os do CE convieram em estar reunidas as condições do impedimento...e aproveitaram o Lobo Antunes - que é o que percebe de circunvoluções - e declararam para a acta o estado dele, coitadinho! Fartei-me de lhe dizer para ler os jornais, para atender ao Nogueira (Leite, António, de sua graça, Professor Doutor de capelo e borla), mas ele achava que ele também andava desviado da realidade, pois não se tinha pirado, depois de jurar que se os impostos se agravassem se punha a milhas! Enfim, "uma desgraça nunca vem só"! Vá-se ele aguentando com a mangueira, enquanto a TSU durar...o pior é a risota que isto dá, no boliqueime! Que ele até era considerado...mas perdeu-se com estes especialistas, como ele dizia!"

Foi esta a crónica do conselho do estado. Em 20 de Maio de 2013.



Sem comentários:

Enviar um comentário