quinta-feira, 9 de maio de 2013

OUTRA VEZ OS SUÓPIS E OUTRAS MALFEITORIAS

É uma questão de Fé, e eu já pedi desculpa para a minha falibilidade!

A gente vai contando com a boa-fé das pessoas, as suas afirmações ideológicas, o seu múnus corrector, a sua demonstração de frontalidade, as suas ameaças de luta pelas coisas sagradas, os seus epítetos ideológicos e as respectivas hermenêuticas; crê nas suas atitudes públicas e desassombradas...e aplaude! Numa questão de Fé!
Vai dáí...a coisa não é bem assim. Contado por  miúdos, todos (?) aplaudimos a verticalidade do Senhor Dr. Portas, na sua coerência fundacional, e quase que dizíamos "-Benza-o Deus, que ainda há homens na política!". O Senhor Dr. Paulo Sacadura Portas veio solenemente declarar, em Dia Santo, que havia uma linha que não deixaria o Governo ultrapassar, e essa tinha a ver com a tributação dos reformados e pensionistas (mais coisa, menos coisa). Caíu-me logo ali a peça do dominó! Saíu toucinho! Afinal tínhamos um óbus-de-mene dos velhotes, pensionistas e reformados! Tinha estado a atentar na oratória do Paulinho...e fui para a sossega mais descansado! Até que enfim!

Mas nestas cousas da politiquice, a minha idade já me devia ter curado (meia-cura já não dá!)! Viémos a saber que há mais medidas que nos atacam, a nós, os reformados e pensionistas do Estado! É que os senhores lá do governo (?) mal encabelados descobriram que a tença vai alta e que têm de retirar a mealha aos que se atreveram a envelhecer antes deles descobrirem o factor de sustentação - e que até descontaram o que a Lei exigia, com ele, o factor, mais esticado ou menos esticado, para dar para as ausências de mais afã! O coiso vem dizer que afinal terão de rever as pensões mais antigas, que é assim a modos de dizer que vai produzir legislação com acção para trás! Consequentemente, a gente vai ter de esportular com perda no mealheiro!

Ou seja, convenhamos que "em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão"!

Mas a gente votou numa Constituição que diz que para trás não vale! (Não sei bem qual é o artigo do decálogo, mas a crer (uma outra questão de Fé, teimoso que eu sou!) no que dizem os jurisprudentes meritíssimos (da Lusófona e de outras cooperativas de bem-fazer) a coisa não é nada linear! Parece mesmo que é transversal! E que está em causa o catálogo das leis que nos definem como Estado de Direito Democrático (Republicano e Laico, diria o Manel Alegre).

Mas afinal o Portas o que tem a ver com isto?!

O Senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (nº 3 do Governo(?)), Dr. Paulo de Sacadura Cabral Portas, de sua graça inteira, vem à colação pois deixou-me dormir uma noite descansado de Domingo para Segunda-Feira!

Mas vem agora a descobrir-se que o Paulinho fazia peito apenas às conjuras sobre a "Contribuição Extraordinária de Solidariedade" (agora com um baptismo diferente)! Não nos disse coisa alguma, o magana, sobre os CORTES nas pensões!  (Dizia a minha Avòzinha que Deus haja: "- Com a verdade me enganas!"). Ou seja, diminuem-se as pensões...mas não há mais impostos esquisitos sobre elas!
(Aliás - hoje usei esta palavra - o TC parece que nada tem contra quem recebe descontar para o recebimento - que é assim a modos da boneca do rótulo da água do Luso que bebe de uma garrafa que tem no rótulo uma boneca que bebe de uma garrafa de água do Luso que tem no rótulo uma boneca que bebe de uma garrafa de água do Luso que tem no rótulo uma boneca que bebe de uma garrafa de água do Luso...ad infinitum - diria o senhor bonsenhor, pároco da minha freguesia natal, no seu latim escorreito! (Lá de água, ele era mais água da torneira do consumidouro na sacristia)! Mas os senhores meritíssimos do TC nã são lá muito de a gente se fiar, pois são capazes de demonstrar que a boneca do rótulo da garrafa de água do Luso não bebe de uma garrafa de água do Luso, se me faço entender no plano dos epistemas! Ou seja, aquilo que os pensionistas do Estado "largam" das suas pensões legais é a modos de um haver ou não em caixa; que é diferente da relação jurídica contratual com as estradas e ppp, que devem ser rigorosamente respeitadas, num Estado de Direito Democrático (Republicano e laico, como diria o Manel! - eu já disse isto?). A relação com os pensionistas é mais saber se a pensão é uma receita ou uma despesa; e, por outro lado - que é sempre o mesmo, contra os trabalhadores, a classe operária, as pequenas e médias empresas, os assalariados, as mini e micro empresas e postos de trabalho...o rosário do costume - se elas são consignadas à própria caixa de pensão não assumem o estatuto jurídico.constitucional de imposto - mais um imposto - sobre o trabalho, pois os impostos, nos termos do anedotário a que se chama constituição, o imposto não é consignável! Pelo que e vistos os quesitos sub judice (e nada de inferências PLMJ, qu'isso é, alegadamente, frise-se, outro despautério consultivo para o erário) é improcedente a reclamação apresentada de inconstitucionalidade do imposto (?) adicional sobre os rendimentos do trabalho e equivalentes (caso das pensões!). Atender-se-á, aliás, a que o valor da pensão não é um valor contratado a pagar ao pensionista sem mais aquela! - Conquanto, digo eu, o que o pensionista pagou enquanto activo é fixo ou variável (sempre a subir!) conforme vontade unilateral de quem "tem a faca e o queijo na mão"! Fosse a CGA ou a Segurança Social uma mútua...e lá ia um manguito para o detentor da faca! Mas não! Por aqui, convém manter tudo isto na imediata dependência do açougueiro para que haja umas ucharias a distribuir em fim de mandato político/governamental! E aí, a pensão é outra! Nada de confusões! Uns são besunto...outros têm direito a mercedes e demais conezias que o cargo lhes garante! Fossem os pensionistas a gerir estes fundos e outro galo cantaria! Mas temos sido uma "cambada" de pacatos e domesticados funcionários! (Assumo!)

E então, novamente, Sua Excelência. o 3º do Governo (?), Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, DR. Paulo de Sacadura Cabral Portas, em que ficamos? Falava e fazia-se homem para a "Contribuição Extraordinária de Solidariedade", ou estava na ignorância dos CORTES...ou numa de engano ao pessoal?! É que deixei de dormir sossegado! Já não dá para a Farmácia, e vomecê ainda nos põe neste frenesim?! Faça o favor de se opôr como homem e não como nº3!

(Aquelas passagens pela Lusíada e trapalhadas subsequentes mandaram-no nuito abaixo, não admira! Até com submarinos, quercus suber, jaguares e outras malfeitorias de lojas com sino e sem sino o quiseram conotar! Isto, por aqui, está mal frequentado! "O Independente" era outra louça! Mas´"cá se fazem, cá se pagam", "pela boca morre o peixe", "não há fartura que sempre dure" - já chega de brocardos!)

Pelos vistos, temos muito lixo que varrer! Não há paciência! O Abrunhosa tinha razão! O que eles querem é...Mas "cala-te boca" que não tens provas e depois é uma gaita! Qu'isto está tudo assoldadado!

No tempo da "outra Senhora" a gente sabia o que queriam", e os governantes morriam no cemitério comum, sem galas especiais! Os amigos choravam, os inimigos batiam palmas, mas era gente intrinsecamente honesta! Digamos assim, no domínio da epistemologia que me orienta neste escrito!

Agora, depois do mal feito, põem-se a milhas - com um recado "- O cofre está vazio! Amanha-te!" - para paragens sem estas preocupações, depois de terem re-estruturado a banca, que é a modos de terem roubado os pobres para dar aos ricos (um Telhado invertido!), ou seja, terem espoliado os Cidadãos para financiar o Casino!

Bem dizia que isto me parecia mais de alterne que de suópi! As putas é que mudam! De resto é tudo a mesma coisa! De vez em quando vêm umas eleições - equivalente a rusga - mete uns fora e outros dentro e segue o bailo!

Eu cá dou um conselho: mais vale no colchão do que com o espírito santo!
Qualquer um destes dias dá-lhes o amoque e ainda acordamos accionistas do ulrich! É uma questão de fé...coisa que a gente não pode perder, por mor de viver com tranquilidade!
Mas aconselho, vivamente, compre um cofre e meta lá o pé-de-meia! (Veja lá o que dizia a escritora do Pinto da Costa: era tudo guardado no contado na cova da alvenaria do sítio! Não há cá transferências de banco e de conta! Tudo na mãozinha e bem contado! Assim, não há perdas para terceiros...o que dá imparidades que às vezes se descobrem!)

Parece até que na reunião do "Eurogrupo" - que é uma comissão alargada de espíritos santos europeus com gaspares para servirem os copinhos de água (do Luso, ou outra) aos senhores - que vai haver uma decisão de forma a dizer a toda a gente que vamos todos ser banqueiros, que é um novo patamar de sublimação (sublimação mesmo!) dos europeus! (O outro gaseificou o pessoal de que não gostava! Estes dão-nos um estatuto de sublimação! Ou seja, quanto mais arrecadares no sítio deles, mais acções vais ganhar com o negócio! Isto no caso de estares de acordo em deixar lá "o teu"!)

Eu gosto demais da EUROPA para não denunciar estes negócios que a estragam e deturpam!

Até aqui éramos por uma SOCIAL-DEMOCRACIA! Agora somos por uma SOCIAL-POBREZA!

E isto com o "alto patrocínio" dos ignaros serventuais do ágio!

A EUROPA é que necessita de uma REFUNDAÇÃO!



1 comentário:

  1. O nº.3 apelidado de "Paulinho das Feiras" alguma vez foi homem para enfrentar fosse o que fosse? Ele anda sempre "trasvestido" pelo que não se pode acreditar no que diz ou faz. Lá que é "perigoso" isso é, e infelizmente "já lá está" quem assim avisou sobre a criatura. "Democracia cristã" nunca houve no partido dele e por acreditar nisso, ao princípio, quando o "rei" deles era freitas, pouco depois se arrependeu o meu progenitor pois o apanhou com o pé na argola. Realmente a suástica anda por aí: por enquanto só a certos níveis: o pior é se começa a chegar às famílias como aconteceu e a História relata. Esperemos é que "os jotas" não tenham lido esse capítulo. Todos eles precisavam de ter andado a guardar rebanhos ao sol, ao frio,à chuva e à neve desde os 5 anos de idade, mas... estou mesmo a sonhar: atão donde vieram quase todos eles que nos andam a chatear? Não foi da "merda"? Agora o que querem é esconder as origens pois se envergonham delas!

    ResponderEliminar